Enfermeira e responsável técnica da UBS Catiapoã, Nicete Valentim iniciou sua jornada em São Vicente em 2010, na UBS Central, após cinco anos de experiência na área hospitalar em Cubatão. Ela destaca que o maior impacto foi entender o funcionamento da Atenção Primária à Saúde. “Para mim, foi um mundo completamente diferente. Eu estava acostumada com a parte curativa, lidando com pacientes que já apresentavam problemas de saúde. Foi essa mudança que me fez perceber que estava na Atenção Primária e que precisava desenvolver estratégias para lidar com o público de forma direta”, explica a enfermeira.
Nicete começou suas atividades na UBS desde o primeiro dia de funcionamento, após realizar a transição de sua experiência anterior. “Fiquei duas semanas no posto inicial, em Palmeira dos Índios, antes da inauguração da UBS, e, desde então, estou integrada à equipe", conta.
Com diversos projetos voltados para atrair pacientes, ela enfatiza a importância da integração entre a unidade e a comunidade, criando um ambiente de conforto e confiança para que as pessoas se sintam seguras ao buscar ajuda. “A forma como você conduz o atendimento e a atenção que dá ao paciente realmente abrem portas, quebram barreiras e deixam a pessoa à vontade. Isso é acolhimento. A maneira como o profissional acolhe, de forma humanizada, é o que atrai o paciente”, destaca.
A primeira iniciativa desenvolvida foi em parceria com a ESF Sá Catarina, como o projeto "Vida Ativa", promovendo educação, saúde e atividades físicas, com caminhadas, aulas de dança e alongamento.
A pandemia trouxe grandes desafios, especialmente para pacientes que não mantinham a regularidade dos exames. Por isso, Nicete e sua equipe buscaram alternativas para continuar as atividades de maneira segura. “Alguns atendimentos continuaram, e mantivemos as rodas de conversa durante o período em que os pacientes estavam na unidade, mas os grupos coletivos foram suspensos para evitar aglomeração. Continuamos incentivando hábitos saudáveis entre os poucos pacientes que compareciam à unidade”, justifica.
Após o fim da pandemia, a equipe da UBS Catiapoã retomou os projetos de promoção à saúde, e muitos deles continuam até hoje, como as atividades físicas pela manhã para as pacientes e os eventos de caminhadas de 5 km, todos agendados pelo grupo de WhatsApp da unidade.
Nicete relembra com carinho a história de uma paciente que, ao entrar no grupo de atividades físicas, não sabia ler. “Ela entrou no grupo do WhatsApp para pegar informações sobre os dias das aulas, mas pediu que mandássemos áudios, pois não conseguia entender as mensagens escritas. Juntamos a equipe e buscamos uma escola para ela, já que ela tinha o sonho de estudar. Não é nossa função enquanto profissionais da saúde, mas isso afetava o seu dia a dia e impedia que ela se sentisse acolhida”, compartilha com emoção.
A UBS Catiapoã continua buscando a integração com os pacientes diariamente, destacando que a melhor forma de garantir a regularização dos exames é criando confiança entre o paciente e o profissional de saúde. Mas, principalmente, relembrando que a saúde não está apenas no tratamento das doenças, mas, também, na prevenção, por meio de atividades físicas, alimentação saudável e cuidados com a saúde mental.