Canal de comunicação direto com as mulheres, celeridade no atendimento e rápido diagnóstico. Esses foram alguns dos recursos que levaram o projeto ‘Raio Rosa’ a ser premiado pelo Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Grande São Paulo, nesta quinta-feira (20), às 8h, no Itaquá Park Shopping, em Itaquaquecetuba.
Para ser selecionada, a Prefeitura inscreveu o projeto se atentando aos seguintes parâmetros que foram analisados: utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços, a qualidade de vida do munícipe e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita, Sandra Conti; secretária da Saúde, Michelle Santos; Médico mastologista, Fabiano Kimus; Dra Maria Luísa Davi, Diretora da Saúde da Mulher e a enfermeira Érica Silvestre Gomes, Responsável Técnica do Centro de Apoio Diagnóstico (CAD), que abordaram a importância desse prêmio para o Município.
“Muito obrigada pelo reconhecimento à cidade de São Vicente e ao programa Raio Rosa, uma ideia que nasceu da cabeça do nosso mastologista Fabiano Kimus, que era nosso plantonista da Maternidade Municipal na época. Um dia, ele veio até mim e pediu para trabalhar naquilo que mais gostava, o rastreio e o tratamento do câncer de mama, e a partir daí, nasceu o projeto Raio Rosa, que vem ajudando muitas mulheres vicentinas”, salientou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
“Primeiro quero agradecer à secretária Michelle e ao prefeito Kayo Amado por acreditarem nesse projeto. O nosso principal objetivo é detectar o quanto antes o câncer de mama, e logo iniciar o tratamento, pois sabemos que, quanto mais cedo diagnosticado, maiores são as chances da paciente se recuperar por completo. O Zap da Mamografia, uma das etapas do projeto, é destinado a mulheres a partir dos 40 anos. E com esse canal direto, o processo se torna mais ágil”, pontuou o médico mastologista, Fabiano Kimus.
Raio Rosa - Implementada na Cidade em 2022, a iniciativa atende as munícipes de 40 a 70 anos, pois, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 41% dos casos envolvem essa faixa etária. O projeto atua em três frentes: A primeira é o WhatsApp da mamografia (13) 3569-4940, no qual as residentes de São Vicente podem agendar a realização dos exames sem a necessidade de pedido médico, como constado na Sociedade Brasileira de Mastologia. Esse acesso facilitado é fundamental para um diagnóstico rápido, pois quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as possibilidades de cura.
A segunda é a realização da mamografia. Os procedimentos são realizados no Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), e, caso o exame apresente resultados suspeitos, as pacientes são rapidamente convocadas para ultrassonografias ou cirurgias, especialmente quando as lesões envolvem calcificações. E mais: durante a ultrassonografia, as pacientes com lesões suspeitas são submetidas à biópsia com anestesia local, permitindo que o diagnóstico saia em até 15 dias.
Uma vez que os resultados chegam à Prefeitura, se houver confirmação de câncer, as pacientes são imediatamente inseridas na rede de tratamento oncológico do Estado, a Rede Hebe Camargo, fechando a terceira frente. Esse fluxo rápido não só diminui o tempo de espera para o tratamento, mas também aumenta as chances de cura.
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Grande São Paulo - O evento foi regional e direcionado para os pequenos e médios municípios, visando promover a troca de informações sobre o uso de tecnologia no aprimoramento da gestão pública, reunindo prefeitos, gestores, secretários e servidores públicos. O objetivo do fórum era reunir autoridades públicas de diversas áreas interessados em conhecer e dialogar sobre inovações para as cidades da Região de São Paulo com a adoção de novas tecnologias no fomento ao desenvolvimento.