Em São Vicente, nos últimos anos, o morador tem visto uma Cidade em transformação. Entregas históricas em educação, saúde, segurança, turismo e organização da casa. Este novo mandato, que completa 100 dias nesta quinta-feira (10), é simbolizado pela continuidade de um trabalho para proporcionar um novo horizonte à Primeira Cidade do Brasil, que completa 500 anos em 2032. Com planejamento e responsabilidade fiscal, só nestes três meses foram mais de R$40 milhões de dívidas pagas.
Saúde
Na saúde, o Município enfim despediu-se do Crei, e o início das obras da primeira UPA Central 24h de São Vicente celebra uma nova era. Paralelamente, a Prefeitura segue o trabalho de reestruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), visando qualificar o atendimento nos bairros. Quatro postos tiveram abertura de licitação oficializada neste início de ano, no dia do aniversário da Cidade: ESFs Sambaiatuba, Ponte Nova/Quarentenário, Saquaré e Pompeba. A Área Insular também ganhou uma nova Unidade de Saúde da Mulher, no Centro de Especialidades Médicas (Cemesv). A construção do Complexo Maternoinfantil também avançou consideravelmente e já está na reta final.
Educação
A atual gestão sempre enfatizou que o investimento na criança é prioridade. Dessa forma, as entregas seguem transformando a vida das futuras gerações vicentinas. O ano já começou com a entrega da nova UE Mário Covas Jr, escola no Parque das Bandeiras que ganhou nova quadra, salas climatizadas e passou por reforma em toda a sua estrutura. Os uniformes e materiais seguem sendo entregues para cada estudante e a construção de novas escolas A+ vai transformando a realidade das escolas de São Vicente. Inclusive, nestes 100 dias, a Secretaria de Educação (Seduc) avançou na revitalização das escolas José Meirelles (Quarentenário), Antônio Pacífico (Náutica) e Laura Filgueiras (Vila Mateo Bei).
O esporte caminha ao lado da educação. Nestes primeiros 100 dias, moradores do Jóquei ganharam um novo espaço para aulas de judô, através de uma parceria com o Instituto Tiago Camilo, que oferecerá, na UE Manoel Nascimento Jr, aulas gratuitas da modalidade em um ambiente moderno e acolhedor.
Desenvolvimento Urbano
O crescimento econômico parte de uma linha estratégica. Em São Vicente, três pilares foram traçados para isso: construção civil, investimentos na Área Continental e no eixo centro-praia. As obras do VLT na Área Continental seguem com a execução da primeira etapa e do processo para a licitação do segundo estágio, que contemplará a construção de quatro novas estações (Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Samaritá). A segunda etapa tem entrega prevista para 2028.
Além disso, o investimento na comunidade permanece. O maior projeto de combate a enchentes da história de São Vicente segue em execução, com a instalação de oito conjuntos de comportas em andamento. Em paralelo, o asfalto, que no primeiro mandato contemplou mais de 100 ruas, será realidade em mais bairros, com anúncios feitos pelo prefeito em janeiro, no aniversário do Município:
1- Abertura de licitação para pavimentação das ruas Simão Jahjah e Marcílio Dias Horneaux, no Parque das Bandeiras;
2- Abertura de licitação para pavimentação parcial das ruas Caramuru, Leonardo Nunes e Avenida Vereador Wilson Thomaz, no Parque São Vicente.
3- Abertura de licitação para pavimentação das ruas Deolinda Fortes dos Santos, C, D, E, F, G, H, I e Arnaldo Rodrigues, na Vila Margarida;
4- Abertura de licitação para pavimentação das ruas Professora Yolanda Conte e Dona Libânia de Lima Crook, na Vila Margarida, e Engenheiro André Rebouças, na Vila Mateo Bei;
5- Abertura de licitação para pavimentação de vias no bairro Humaitá e Rua Geraldo Volpe, no Humaitá.
Segurança
Em âmbito municipal, a segurança pública tem sido colocada no século XXI pela atual gestão, em um processo de reestruturação dos materiais de trabalho e investimento em inteligência, medidas que seguem neste segundo governo. Nesses primeiros 100 dias, o setor celebrou a entrega de mais armamento e coletes balísticos à Guarda Civil Municipal (GCM), além da incorporação de 35 novos agentes ao efetivo.
Turismo
Um dos grandes cartões-postais de São Vicente é o turismo. Através do programa ‘São Vicente de Cara Nova’, a Primeira do Brasil segue atraindo novos olhares, apresentando, nestes primeiros 100 dias, a primeira Praça da Bíblia à beira-mar do País e a Academia do Itararé, equipamento ao ar livre gratuito para a prática de atividades físicas. Também nos 100 dias, as obras de recuperação da ‘Biquinha dos Doces’ e a remodelação do Deck dos Pescadores avançaram e novas revitalizações turísticas foram confirmadas, com anúncios para o Monumento dos 500 Anos e a Praça 22 Irmãos Amigos, também no Itararé.
Essas melhorias dão sequência a um grande projeto de reestruturação do eixo centro-praia, região com maior índice de empregabilidade e consumo.
"Trabalho e mais trabalho. Os primeiros 100 dias seguem a mesma pegada de organização, gestão, muita transpiração e realizações. Mesmo num cenário financeiro muito difícil seguimos entregando melhorias no serviço público e pagamos mais de R$ 40 milhões em dívidas de São Vicente", declarou o Prefeito Kayo Amado.