Os alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp – Campus do Litoral Paulista) viveram um momento especial de aprendizado sobre captação de recursos hídricos, nesta segunda-feira (16). Acompanhados pelo Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) e por agentes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a Unesp organizou uma visita técnica aos sistemas de captação de água no Sítio Paratinga, área rural de São Vicente. A iniciativa foi idealizada pelo professor da universidade, Pedro Torres, que teve como objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes sobre gestão de recursos hídricos e sustentabilidade.
Durante o passeio, os alunos interagiram e conheceram de perto as estruturas de captação de água de São Vicente, entenderam como se dá o funcionamento e discutiram os desafios relacionados ao saneamento básico e à conservação das fontes de água.
Professor responsável pela visita, Pedro Torres ressalta a funcionalidade de visitas técnicas como esta: “Essa saída de campo foi uma oportunidade ímpar de integrar teoria e prática em um território estratégico para a gestão hídrica”. E enaltece a importância da atuação da administração pública de São Vicente nessa ação: “Com o apoio essencial da Secretaria de Meio Ambiente e da Guarda Ambiental de São Vicente, nossos alunos puderam conhecer de perto uma área de captação de água do Município que abriga nossa universidade. Nosso agradecimento especial ao secretário adjunto Mário Bueno, cuja colaboração foi fundamental para proporcionar essa vivência enriquecedora e inspiradora para a formação dos futuros profissionais da área ambiental”.
A visita também contou com o especialista em saneamento e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Eduardo Penteado, conhecido pela sua contribuição sobre insights técnicos sobre os sistemas de captação e sua importância para o abastecimento e preservação ambiental.
Referente ao sistema de saneamento, o professor Eduardo comenta: “O Sistema Itu é formado por três captações e adutoras de gravidade. Essa escolha tem uma importância estratégica para a parte continental de São Vicente”. E reflete sobre o impacto dessas ações para os estudantes: “Através desta visita, os alunos puderam observar como se dá o processo de captação em manancial superficial, os cuidados com a proteção da área de entorno, os controles de qualidade e os desafios operacionais enfrentados cotidianamente para garantir um serviço essencial com segurança e regularidade”.
Esta ação reforça novamente a parceria entre a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Civil Municipal, com as instituições de ensino, promovendo a troca de conhecimentos e a conscientização ambiental.
Por: Luis Gomes