O dia 1º de julho é dedicado à conscientização da população sobre a importância da vacina BCG, que imuniza a população contra a tuberculose. Em São Vicente, neste ano foram aplicadas 469 doses, o que representa 84,47% do público-alvo.
A vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) tem como objetivo proteger contra as formas graves de tuberculose (meníngea e miliar) que atingem principalmente crianças menores de 5 anos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como idosos, pessoas em terapia imunossupressora e portadores de HIV/AIDS.
“O meio mais seguro de prevenir doenças é por meio das vacinas. Por isso, é de suma importância a realização de todas as vacinas previstas no calendário nacional de imunização. Lembrando que iniciamos essas vacinas com a BCG, a primeira vacina na vida do bebê, que previne as formas graves da tuberculose”, explica a enfermeira responsável técnica do posto do Brisamar, Janaina Coluchi.
O imunizante é o primeiro a ser aplicado após o nascimento e garante cerca de 78% de proteção. No entanto, pessoas de qualquer idade que nunca tomaram a vacina especialmente imigrantes ou aquelas que convivem com portadores de hanseníase com prescrição médica, também podem ter acesso à vacina pelo sistema público de saúde.
Uma das principais características da vacina BCG é a cicatriz que pode atingir até 1 cm no braço direito. A reação à vacina geralmente começa com uma mancha vermelha, que evolui para uma pequena ferida e, posteriormente, para uma cicatriz. Em caso de quaisquer sintomas diferentes, é importante procurar orientação médica.
A revacinação de crianças que não desenvolveram a cicatriz da BCG não é mais recomendada pelo Ministério da Saúde desde fevereiro de 2019. Estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a ausência da cicatriz não significa falta de imunização e que a reaplicação da dose não aumenta a proteção.
O imunizante está disponível na Cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF). Além disso, há atendimento no Posto de Vacinação do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 – Centro, 4º andar, em frente aos elevadores do estacionamento G5), de segunda a sábado, das 10h às 19h.
História da Vacina BCG
A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) recebeu esse nome em homenagem aos cientistas franceses Léon Calmette e Camille Guérin, que a desenvolveram em 1921. O objetivo era proteger contra a tuberculose, uma doença infecciosa que pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges.
Foram necessários mais de dez anos para que a vacina fosse desenvolvida. Os pesquisadores trabalharam na atenuação da bactéria, ou seja, no seu enfraquecimento, permitindo que o sistema imunológico fosse estimulado a produzir anticorpos contra a tuberculose sem causar a doença.
A primeira aplicação da vacina no Brasil ocorreu em 1927, por via oral. Posteriormente, em 1968, ela passou a ser aplicada por via intradérmica. No entanto, foi somente a partir de 1976 que a BCG se tornou obrigatória em todo o território nacional.