São Vicente deu mais um passo rumo ao fortalecimento da inovação e da consolidação como um polo estratégico de investimentos portuários. Na manhã desta quinta-feira (3), o Município foi contemplado com a inauguração do UpLab São Vicente, unidade do SENAI-SP que traz mentorias e suporte técnico voltados à tecnologia e desenvolvimento, com foco em soluções inovadoras para os desafios do setor portuário e industrial. A cerimônia ocorreu no auditório do Sest/Senat (Náutica III), contando com a presença de autoridades municipais, representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Porto de Santos e de outras cidades da Baixada Santista.
O objetivo da iniciativa é conectar startups a grandes empresas e instituições parceiras, oferecendo estrutura, apoio técnico e mentoria especializada. A proposta é transformar ideias em soluções reais, gerando impacto positivo na economia da região. Para isso, foi aberto um processo que, após três etapas, selecionou quatro startups que receberão aporte de R$250 mil em recursos econômicos - entre mentorias, suporte técnico e acesso à infraestrutura da rede SENAI-SP - para desenvolvimento de suas soluções.
Durante o evento, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, celebrou a conquista como símbolo do avanço que a Cidade vem promovendo nos últimos anos:
"O UpLab do SENAI-SP, laboratório de inovação, é fundamental para a Cidade poder se desenvolver. Estamos recebendo startups de vários lugares do Brasil, que vão desenvolver atividades econômicas aqui, ligadas ao porto”.
"É um símbolo. Mais um espaço, um laboratório de inovação para São Vicente. Depois de três anos de conversas sobre o projeto, hoje enxergamos o fruto de uma semente que foi plantada. É muito especial sediar um evento como esse. Ver uma nova cidade do futuro nascendo. É mais do que um laboratório, é parte de um grande processo de desenvolvimento”, finalizou.
Daniel Divino, diretor do SENAI-SP na Baixada Santista, destaca a importância do novo programa para alavancar as marcas:
“O SENAI São Paulo lança sua estratégia de empreendedorismo industrial aqui em São Vicente, por meio do programa Amperego. É um momento de impulsionar novos negócios na região da Baixada Santista, com uma chamada tecnológica específica e vocacionada para o setor portuário.
Recebemos 110 inscrições na primeira fase, em um processo seletivo rigoroso, conduzido por especialistas do SENAI e do setor. Ao final, quatro startups foram escolhidas para desenvolver soluções aplicadas ao Porto de Santos. Temos projetos voltados à segurança de acesso, inspeção de cargas, manutenção de infraestrutura e estruturas submersas. São soluções que respondem diretamente às demandas do ecossistema portuário”.
Ele reforçou ainda a escolha de São Vicente como polo de inovação:
“A Cidade vem se destacando como um território estratégico, especialmente diante da ampliação do Porto de Santos, da nova poligonal e do fortalecimento das atividades retroportuárias”.
“O SENAI se posiciona como um agente essencial da inovação, trazendo startups com tecnologias aplicáveis de forma imediata. Com nossa infraestrutura e portfólio, vamos escalar essas soluções e conectá-las a grandes players da região. E mais do que isso: as tecnologias desenvolvidas aqui têm potencial para atender não apenas São Vicente e Santos, mas também outros portos do Brasil e do mundo”, finalizou.
Confira as startups contempladas:
- Anti-cracas – Sistemas de Ultrassom:
Focada na prevenção e melhora do desempenho de embarcações ao reduzir o peso e o arrasto causado por incrustações marinhas
Logos
- Desenvolve softwares que otimizam os acessos logísticos e enfrentam os desafios do sistema portuário.
Subiter
- Focada em inspeções industriais, utiliza scanner térmico com câmera infravermelha para analisar materiais sem causar danos, melhorando processos operacionais.
Getter
- Oferece soluções baseadas em inteligência artificial para segurança do trabalho, proteção de dados e melhoria contínua na indústria.
Theodoroz Megalomatidis, fundador da startup Anticracas Sistema de Ultrassom, explicou a proposta da empresa e a importância da parceria com o SENAI-SP:
"Para a gente, é bastante interessante investir em São Vicente, porque a cidade tem relevância na Baixada Santista. A colaboração com o SENAI também é muito importante, primeiro pela qualidade dos pesquisadores e desenvolvedores que atuam aqui, segundo pela confiabilidade que temos ao associar o nome da nossa empresa ao do SENAI”, completou.
A sede do UpLab em São Vicente está localizada no CAM 2 (Praça da Bandeira, 15 - Centro, 1°andar).