Seguindo um mesmo movimento, alunos de todas as escolas da rede municipal atuaram nesta sexta-feira (6) como protagonistas do Leia São Vicente, ação promovida pela Secretaria da Educação (Seduc) e que integra o calendário escolar com dois momentos anuais. Com o tema “Ler o mundo por meio da diversidade étnico-racial”, o evento foi marcado por rodas de leitura, piquenique literário, apresentações de peças teatrais, recitais de poesia, tarde de autógrafos de livros escritos pelos próprios alunos foram apenas algumas das ações que tomaram conta das unidades educacionais.
Mais que estimular a leitura, o Leia incentiva a prática da escrita por parte dos estudantes e comunidade escolar. Na AMEI Parque São Vicente “Maria de Lourdes Batista”, cada espaço da unidade foi ocupado por múltiplas exposições, com salas de jogo, cabana de leitura, encenação de peça teatral com a Turma da Mônica, releituras de Frida Kahlo, entre outras ações. Na quadra poliesportiva, familiares assistiram a apresentações de dança, entre as quais a coreografia com alunos de 1º a 5º ano, que ilustraram com confecções artísticas a música “Aquarela”, de Toquinho. “Eles adoraram participar desse momento e ficaram muito felizes com o resultado”, afirmou o professor Gustavo Bueno, responsável pela apresentação.
Outro destaque foi a apresentação com as crianças participantes da oficina de circo da AMEI, sob a coordenação dos professores Luiz Moretti e Pollyana Brandão, que levou para a quadra um espetáculo com a música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Em outro espaço, alunos da professora Cristiane Oliveira promoveram uma tarde autógrafos de um livro que eles mesmos escreveram, intitulado “A Atitude de Amélia”. O tema partiu de Daniel Lopes, de 11 anos, que está finalizando o 5º ano. “Percebi que as ruas perto da escola estavam cheias de lixo e sugeri que fizéssemos um livro para mostrar para as pessoas como é ruim jogar lixo na rua. Isso é muito ruim, porque quando chove, os bueiros entopem e não dá para chegar na escola”, ensinou o escritor mirim.
AMEI Rei Pelé - Na AMEI Rei Pelé (Samaritá), a professora Celeste Lima dos Santos envolveu os alunos em um julgamento sobre as queimadas, transformando as dependências da escola em fórum, com direito a júri popular para tratar dessa importante questão ambiental. A unidade de tempo integral ainda promoveu exposição de trabalhos, contação de histórias, competições de jogos de tabuleiros e o varal de poesias.
UE Augusto Saint’Hilaire - Um “Piquenique Literário” foi promovido pela escola, com um cardápio disponibilizando salada de frutas literárias, degustação, leitura de leite, vídeos, produção de cartazes, elaboração de figurino, cenário e dramatização, além de uma exposição sobre cultura africana.
UE Mário Covas - Abrindo as portas para a comunidade, a unidade situada no Parque das Bandeiras realizou diversas atividades relacionadas ao tema diversidade étnico-racial, como a coreografia preparada pelos alunos que também integram do projeto da USP “Pretagonismo Juvenil”, sob a coordenação do professor Gérson Cordeiro. A turma do 6º ano apresentou a peça “O tesouro escondido”, enquanto demais alunos protagonizaram um desfile de modas.
UE Armindo Ramos - a escola mais antiga da Área Continental Samaritá teve apresentações de danças, interpretação de músicas da cantora Clara Nunes (falecida em 1983), teatro, leitura de roda e exposições literárias, contador de histórias.
UE Carolina Dantas - A história de escritores afrodescendentes, indígenas e asiáticos foi levada à escola do Catiapoã, com seminários em grupo, leitura do livro "O Homem que calculava” (Malba Tahan) e encenação.
UE Ercília Nogueira Cobra - A leitura do texto "As pessoas são diferentes" (Ruth Rocha) marcou o dia na UE Ercília Nogueira Cobra (Vila Margarida), que ainda confeccionou o livro "A gente é Diferente", baseado nos títulos "Chapeuzinho Preto ou da cor que eu quiser", e uma oficina de confecção de bonecos, inspirado no livro "O cabelo de Lelê".
LEIA SÃO VICENTE - Realizado desde 2018 pela Secretaria da Educação (Seduc), o Leia SV visa incentivar o hábito da leitura por parte dos estudantes e comunidade escolar, com a culminância em dois momentos definidos pela Seduc. Neste ano, as datas estabelecidas são 19 de abril e 6 de dezembro.
Por - Renato Pirauá