Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), o Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Vera Lúcia Machado Massis (Cidade Náutica) realizou a primeira atividade do projeto 'Entre a serra e o mar, quem mora lá', que visa propocionar aos estudantes uma série de ações em prol da conscientização ambiental.
As crianças se concentraram no pátio da escola com os respectivos professores, e seguiram para o Píer da Náutica, onde realizaram duas atividades. A primeira se deu pela captação de imagem do ambiente e a segunda pela descrição do que foi observado.
A coordenadora pedagógica Paula Massae, idealizadora do projeto, ressaltou a importância da educação na conscientização ambiental: “A reflexão começa cedo e com eles. Os alunos precisam conservar os espaços em que vivem, como as escolas, a praia, as praças. O que temos hoje pode acabar. Estamos entre a serra e o mar, um ambiente lindo. Se não cuidarem, tudo será perdido. E, como educadores, é nosso dever orientá-los”.
Ela explicou como o projeto surgiu: “Tudo começou numa 'brincadeira' entre os professores e a equipe. Começaram a aparecer vários bichinhos diferentes, como sirizinhos, lagartos, garças, e o pessoal tirava foto e jogava no grupo do WhatsApp da escola, como se fosse algo exclusivo do Vera. Daí, eu propus a ideia de investigar o porquê disso. Foi quando o projeto nasceu”.
"A partir disso, aconteceram também dois projetos voltados para o meio ambiente e ao ecossistema, que são o “#CoisasdoVera”, desde 2023, no Instagram, totalmente digital. E o “Maré ao Mar", em 2023, também. Todos voltados para a conscientização, utilizando a educação como aliada." Como produto final desse trabalho, a coordenadora pretende lançar um ebook ou um livro, com tudo que foi pesquisado, aprendido e produzido pelos alunos.
Dia Mundial da Água - Instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a data visa mobilizar a população em prol do uso consciente do recurso. De acordo com a própria entidade, cada pessoa consome, em média, cerca de 150 litros de água por dia. Para reduzir esse consumo, basta adotar pequenas mudanças nos hábitos cotidianos, como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça. Essas atitudes simples podem fazer uma grande diferença.