Nos últimos anos, São Vicente tem passado por uma verdadeira transformação na área da saúde. Prédios antigos e deteriorados dão lugar a edificações modernas e equipadas, dignas para profissionais e pacientes. Por isso, em 2025 a Primeira Cidade do Brasil celebra o Dia Mundial do Hospital (14 de julho) vislumbrando um futuro melhor através de entregas que concretizaram um salto de 45% no número de leitos hospitalares para internação.
Em 2022, a Cidade inaugurou o Hospital do Vicentino (HDV), com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida à população. Desde então, a unidade se tornou referência em cirurgias eletivas e de emergência, internações, exames e atendimentos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No momento da inauguração, a unidade contava com 67 leitos. Atualmente, já são 97, distribuídos da seguinte forma: 22 de clínica médica masculina, 15 de clínica médica feminina, 20 de clínica cirúrgica, oito de estabilização, 18 de UTI e 14 de pediatria.
A chegada do HDV otimizou os atendimentos hospitalares na Cidade, oferecendo uma infraestrutura completa e viabilizando serviços antes indisponíveis, como cirurgia pediátrica, mastologia e bucomaxilofacial em pacientes especiais.
Outro avanço significativo proporcionado pelo hospital foi a introdução da cirurgia por vídeo. O primeiro procedimento realizado com essa técnica foi a retirada de vesícula. A partir disso, passaram a ser realizadas outras cirurgias de pequeno e médio porte, como procedimentos gerais, correções de hérnias e cirurgias de hemorroidas.
A videolaparoscopia traz diversos benefícios: por não exigir a abertura do abdômen, permite uma visualização detalhada da área a ser tratada, proporcionando recuperação mais rápida, menor risco de infecção, menos complicações no pós-operatório e redução no tempo de internação.
“O hospital é referência na cidade por centralizar os atendimentos hospitalares e por separar, de forma organizada, os casos de urgência e emergência. Os pacientes são admitidos por meio do Núcleo Interno de Regulação, após encaminhamento via SAMU ou por cirurgias eletivas previamente agendadas”, explica Danielle Moysés, diretora técnica do HDV.
Desde a inauguração da unidade, muitos pacientes já foram atendidos pela equipe do hospital. No entanto, para Márcia Conte, enfermeira da Educação Permanente, uma das histórias mais marcantes de sua trajetória foi a de uma jovem vítima de atropelamento por um ônibus.
“O prognóstico dela era muito desfavorável, com indicação de amputação da perna. A equipe multidisciplinar se dedicou intensamente ao caso. Com o apoio da Secretaria da Saúde, que forneceu os insumos especiais necessários, em apenas quatro meses a paciente recebeu alta, com cicatrização avançada e já andando. É muito gratificante presenciar recuperações como essa”, relata emocionada.
Márcia ainda destaca o compromisso da equipe com a população: “Procuramos sempre oferecer o melhor atendimento possível, porque o nome já diz tudo: ‘Hospital do Vicentino’ é feito para os vicentinos”.
Neste ano, a unidade recebeu mais de 3 mil instrumentais cirúrgicos, que têm contribuído no dia a dia e na realização de mais de 700 cirurgias apenas no primeiro quadrimestre de 2025. Esse investimento reforça o compromisso com a qualidade do atendimento e garante que o trabalho do Hospital do Vicentino continue evoluindo e beneficiando a população do Município.
Dia Mundial do Hospital
Comemorado em 14 de julho, o Dia Mundial do Hospital foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de reconhecer a importância dos hospitais e das instituições de saúde em todo o mundo, além de celebrar os profissionais da área. A data também busca conscientizar e incentivar o debate sobre temas relevantes para o setor hospitalar.