Nos últimos meses, São Vicente tem observado um ‘boom’ no crescimento de empregos em diversos ramos. Muito disso se dá pelo fomento ao empreendedorismo adotado pelo Município. Uma das estratégias que indicam esse avanço é a redução de tempo para abertura de uma empresa na Cidade. Em 2020, por exemplo, o período registrado era de três dias e quatro horas; em 2024, o processo durou menos de 24h. Os dados são fornecidos por um balanço da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
A estratégia acompanha outras diversas iniciativas de fomento ao empreendedorismo, como demais políticas de desburocratização garantidas por melhorias na legislação e a implementação do programa ‘São Vicente de Cara Nova’ - iniciativa que visa valorizar as belezas naturais e características urbanísticas do eixo centro-praia, atraindo, consequentemente, mais investimentos para a região.
Destacando as medidas de incentivo e otimização para abertura de novas empresas, o secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Guilherme Guzzi, faz um saldo desses avanços. “No setor de comércio, automatizamos a viabilidade locacional de uma empresa. Antes eram quase 18 horas, agora é instantânea. Além disso, mapeamos e redesenhamos o fluxo da secretaria, otimizando o nosso trabalho. Também digitalizamos todos os nossos processos, acelerando os trabalhos da Secretaria. Seguimos trabalhando em busca do melhor para que o empreendedor esteja interessado em investir em São Vicente”.
Como abrir uma empresa em São Vicente?
Basta reunir a documentação necessária, registrar a empresa na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), providenciar o CNPJ na Receita Federal, solicitar a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda de São Paulo - se for uma empresa de comércio -, solicitar a inscrição municipal na Prefeitura - se for um negócio de prestação de serviços -, emitir junto à Administração Municipal o Alvará de Funcionamento e fazer o cadastro da empresa no INSS.
O processo de abertura de empresas pode ser feito online, pelo portal da Redesim-SP.
Os documentos necessários podem incluir:
* Contrato Social
* Certidão do CREA/CAU/CFT de Registro de Pessoa Jurídica
* Comprovante de pagamento da anuidade do CREA/CAU/CFT
* Comprovante de recolhimento do ISS
* Cartão CNPJ
* Taxas devidas com comprovantes de pagamento
* Requerimento de Empresário Individual
* Documentos pessoais, como RG, CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista
* Ficha de Cadastro Nacional