Reconhecida por desenvolver projetos relacionados à preservação do meio ambiente, a AMEI Vera Lúcia Machado Massis (Av. João Francisco Bensdorp, 1.386 - Náutica 3) inicia nesta quinta-feira (14) uma nova ação voltada à proteção dos manguezais. A partir das 9h30, a unidade escolar de tempo integral, em parceria com o Instituto Nova Maré, instala uma ecobarreira no local conhecido popularmente como “Maré”, em um trecho do ecossistema próximo à escola onde sempre são realizadas atividades de educação ambiental.
A autoria, desenvolvimento e realização do projeto é da professora de ciências Márcia Aparecida Franco. A docente também está à frente do “Marecraft” e “Oceano Vivo”, ações escolares que trabalham os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) e a temática da Década dos Oceanos. A professora relata que tais atividades ajudam os alunos a refletirem. “Eles captam os impactos causados pela ação humana, com o descarte inadequado de resíduos sólidos”.
A coordenadora pedagógica da AMEI, Paula Massae. detalha que “após a instalação da ecobarreira, no período da tarde, por volta das 14h30, levaremos os alunos para fazer um trabalho de orientação sobre esse mecanismo e de sensibilização junto à comunidade”, pontua.
A ecobarreira é uma estrutura colocada em rios, canais ou córregos para reter o lixo flutuante, impedindo que esses resíduos cheguem ao mar ou a outras partes do curso d’água. Funciona como uma espécie de “filtro”, permitindo a passagem da água, mas impedindo que garrafas, sacolas plásticas e outros resíduos sólidos sigam adiante.
Experiências de sucesso - A AMEI Vera Lúcia Machado Massis tem se destacado por projetos de preservação ambiental. A escola localiza-se entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico, dois grandes berços ambientais poderosos do nosso país. Em cada um desses espaços vivem diversas espécies da fauna e flora brasileira, na qual estão ameaçadas e outras extintas, devido à degradação e à poluição presentes nesses ambientes, em especial nos manguezais da região.
Em julho, a unidade de tempo integral foi destaque no Prêmio ODS Boas Práticas na Educação, obtendo a segunda e a terceira colocações com os projetos “MareCraft” e “Da Maré ao Mar, Vamos Surfar?”, ambos desenvolvidos no ano passado. A escola da Náutica 3 também concorreu com a proposta “#coisasdovera”.
Também recentemente, foi selecionada pelo MEC para representar o Município na proposta de Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação em Tempo Integral.
Por - Renato Pirauá