A manhã desta terça-feira (8) foi marcada pela formatura de 18 alunas do curso de Recepção de Hotel, ministrado de 2 a 8 de Julho, no Complexo Administrativo Municipal (CAM I). A iniciativa é da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Emprego (Setre), em parceria com a instituição Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares). A ação aconteceu no Hotel Mont Rey, onde, na ocasião, as alunas participaram da aula prática que encerrou o ciclo formativo. A formação teve duração de cinco encontros, sendo quatro aulas teóricas e uma prática.
Após um café da manhã coletivo, oferecido em consenso com a turma, as alunas participaram da vivência no espaço do hotel, acompanhadas pelo gerente e proprietário do estabelecimento, Adriano Varandas Luís Barreira. Os certificados de conclusão foram entregues ao final da atividade.
“Estamos muito felizes em oferecer mais essa oportunidade de qualificação gratuita, voltada especialmente às mulheres vicentinas, que, agora, saem preparadas para atuar em uma das áreas que mais cresce na nossa região, que é o turismo. Uma das novidades também será o curso de camareira. Quanto mais cursos profissionalizantes, mais trabalhadores qualificados na cidade!”, destacou o secretário de Trabalho, Renda e Emprego, Rafael Pereira da Silva.
A formanda do curso, Suzi Nilce Melo, compartilhou um pouco de sua experiência: “O curso de Recepção de Hotel, oferecido pela Prefeitura de São Vicente em parceria com o Sinhores, foi muito bom, e é uma boa oportunidade de qualificação numa área que está em constante crescimento na região. Os temas abordados pelo professor Rodrigo Castro são aplicados no dia a dia da área, e a visita técnica encerra o curso, mostrando a prática de tudo o que foi aprendido em sala”.
O professor responsável pelo curso, Rodrigo Santos de Castro, finalizou reforçando a importância da experiência prática para consolidar o conteúdo aprendido. “É essencial que as alunas tenham esse contato direto com o ambiente de trabalho, pois só assim é possível transformar teoria em segurança para lidar com o público de maneira profissional e acolhedora.”
Por Rafael Dias