Com 800 metros de extensão, a Praia do Gonzaguinha fica entre o Marco Padrão e a Praia dos Milionários. Situada em uma espaçosa baía de águas calmas, a praia é muito procurada por praticantes de esportes náuticos, como iatismo, windsurf, esqui aquático, stand up paddle e jet ski. Os frequentadores contam com quiosques instalados ao longo do calçadão, onde há também árvores e bancos, além de ciclovia. No canto direito da praia, junto à Praça Tom Jobim, o local é palco do maior espetáculo teatral em areia de praia do mundo, no local onde o navegador Martim Afonso de Sousa desembarcou em 22 de janeiro de 1532: a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, a primeira do Brasil.
Praia que popularmente passou a ser chamada de “Gonzaguinha” no início da década de 40, porque em seu jardim, o único que existia na orla da praia, a juventude passou a fazer o seu “footing” (passeio a pé para espairecer), como já se fazia no Gonzaga, em Santos.
O prefeito Polydoro de Oliveira Bittencourt, reagindo a esse tratamento diminutivo a São Vicente, denominou esse local como Largo e Jardim das Caravelas, cujo nome o povo não assimilou. Todos ainda se referem a ela, em toda a extensão, como o Gonzaguinha há mais de 70 anos.