Qualificar é investir no futuro. Pondo isso em prática, nesta segunda-feira (1º), 15 alunos iniciaram a reta final do ano formados e capacitados por mais um curso oferecido gratuitamente pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre). Desta vez, os jovens encontraram na capacitação em assistência à logística uma nova forma de inserção no mercado de trabalho em uma área que tende a crescer no Município, principalmente com o investimento e adesão de Cidade à Poligonal do Porto, região onde a logística é fundamental.
Durante as três semanas de aula, os alunos aprenderam a função da logística, abordaram temas administrativos, modais de transporte, tipos de armazenamento, ferramentas de armazém, tamanhos de contêineres, entre outros.
Cássia Maria, professora que ministrou o curso, reforça a importância dessa capacitação: “Eu acredito que essa seja uma iniciação importantíssima para eles. Esta turma teve uma peculiaridade: grande parte dos alunos está procurando o primeiro emprego ou retornando ao mercado, mas todos são muito jovens, de 16 a 23 anos. Para quem almeja uma carreira em logística, defino este curso como essencial. É o ponto de partida, o primeiro passo para compreender os fundamentos da logística e identificar afinidades com a área. Considero este curso uma introdução valiosa, uma semente que prepara o terreno para estudos mais aprofundados”.
Keven Guilherme, um dos formandos da classe, ressalta sua motivação para fazer o curso. “Meu interesse em logística surgiu devido à sua ampla aplicabilidade no mercado de trabalho. Acredito que a logística oferece diversas oportunidades de atuação, e meu objetivo inicial é trabalhar no Porto, com a perspectiva de, posteriormente, atuar no exterior. Considero que o curso será de grande auxílio para que eu possa alcançar meus objetivos”. Ele também destacou os legados da capacitação em seu futuro: “Aprendi sobre a importância da logística em todas as áreas e sobre como ela é fundamental para o funcionamento de uma empresa. Compreendi a necessidade de organização em todas as etapas do processo logístico, a abrangência da logística em todos os setores e como, sem ela, uma empresa não consegue prosperar. Essa percepção foi muito significativa para mim”.
Tratativas Poligonal do Porto - A Cidade apresentou um projeto de inserção, que contempla as regiões dos bairros Humaitá, Vale Novo e “Bairro A”. A iniciativa deve incorporar, em sua totalidade, 6,4 km² da Área Continental ao maior porto da América Latina. Com isso, o município estará apto a receber empresas ligadas ao setor. Capacitações como essa ajudam os vicentinos á estarem preparados para as vagas de emprego que possam surgir no futuro.
Secretário de Emprego Trabalho e Renda, Rafael Pereira reforça o sentimento de poder oferecer gratuitamente esses cursos para os vicentinos. “A sensação é maravilhosa. Nós estamos procurando ofertar o que o povo está precisando. Hoje a Poligonal não é mais um sonho, é realidade. Então nós estamos fazendo curso sobre logística, que é fundamental para esse setor”.
Por: Luis Gomes