A violência contra a mulher é um problema estrutural que persiste em diversas formas no Brasil. Combatê-la exige não apenas conscientização, mas, também, ações concretas que promovam acolhimento, orientação e o devido encaminhamento para que as vítimas tenham acesso aos seus direitos. Pensando nisso, a Prefeitura de São Vicente recebeu, nos dias 29 e 30 de julho, o “Ônibus Lilás – São Paulo por Todas”, iniciativa do Governo do Estado voltada ao acolhimento e enfrentamento da violência contra a mulher.
Com ações na Área Insular (Praça Barão do Rio Branco) e Subprefeitura (Área Continental), foram realizados atendimentos em diversas esferas, como orientações jurídicas, acompanhamento psicossocial e suporte na área da saúde.
As atividades abrangeram registro de boletim de ocorrência, pedido de medida protetiva, acompanhamento jurídico para ações como pensão alimentícia, divórcio e danos morais, atendimento com psicóloga e assistente social, além de testes de HIV e aferição de pressão arterial.
A assessora de Políticas Públicas, Bruna Maria, destacou a importância de ações preventivas como essa: “O feminicídio é o último estágio da violência. Então estamos trabalhando no ‘antes que aconteça.’ São medidas e ações preventivas que ajudam a diminuir e evitar novos casos. O impacto é muito grande na sociedade, e o nosso intuito, com essa ação, é salvar vidas acima de tudo”.
A iniciativa do Estado contou com o apoio da Supervisão de Políticas Públicas para Mulheres (Segov) e em parceria com órgãos como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Defensoria Pública, Ministério Público e OAB.
Por Nattan Alves