A amamentação é uma fase muito importante para mães e bebês, na qual a mulher consegue proporcionar todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. No dia 1º de agosto, comemora-se o Dia da Amamentação, que marca o início da Semana do Aleitamento Materno, estendendo-se até o dia 7 de agosto, com foco principal em evidenciar a importância do aleitamento materno e dos bancos de leite.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os bebês devem ser amamentados exclusivamente com leite materno até os seis meses. Mesmo após a introdução alimentar, o recomendado é que a amamentação continue até os dois anos de idade. Isso garante benefícios à saúde do bebê, como proteção contra infecções respiratórias, diarréias, alergias e outras doenças, além da redução no risco de obesidade, diabetes e hipertensão na vida adulta. A amamentação também favorece o desenvolvimento emocional, motor e cognitivo.
“A amamentação é essencial para a saúde do bebê. É o alimento mais completo para o recém-nascido, oferecendo todos os nutrientes necessários nos primeiros meses de vida. Além disso, fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, promove o desenvolvimento neurológico e protege contra diversas doenças”, explica a Dra. Fabiana Maia Larsen, médica e diretora técnica da Maternidade Municipal de São Vicente.
Dentro da maternidade, a mãe recebe o auxílio necessário para que possa prosseguir com a amamentação.
Caso persista qualquer dificuldade, é possível contar com a orientação de profissionais especializados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com especialistas na maternidade e também com pediatras que acompanham o bebê.
“Além da saúde do bebê, a amamentação auxilia na recuperação da mãe no pós-parto e na contração uterina. Também fortalece o vínculo com o bebê e reduz os riscos de depressão pós-parto”, completa a Dra. Fabiana Maia Larsen.
Além do apoio dos profissionais, existe o Banco de Leite Humano, que coleta, processa e distribui leite materno pasteurizado para bebês internados, principalmente em UTIs neonatais e em casos em que as mães não conseguem produzir leite suficiente. Esse serviço é extremamente importante para manter a nutrição adequada de recém-nascidos. No Município, o leite materno é fornecido pelo Banco de Leite Humano de referência, localizado no Hospital Guilherme Álvaro.
Dia Mundial da Amamentação
A criação do Dia Mundial da Amamentação está relacionada à Declaração de Innocenti, aprovada em 1º de agosto de 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef. A declaração enfatiza a importância do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil.
Somente em 1992 o Dia Mundial da Amamentação foi instituído pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA), uma organização internacional que definiu o dia 1º de agosto como ponto de partida da Semana Mundial do Aleitamento Materno. O objetivo é destacar os benefícios da amamentação para mãe e bebê, além de promover a conscientização sobre os bancos de leite humano e a importância da doação.