Com medalhas no peito, brilho nos olhos e o coração ainda acelerado pelas lembranças das quadras e ginásios, atletas vicentinos foram homenageados nesta terça-feira (22), no Salão Nobre da Prefeitura de São Vicente. Após a participação nos Jogos Regionais, realizados de 10 a 20 de julho em São Bernardo do Campo, jovens representantes do vôlei feminino, ginástica rítmica feminina, futebol masculino e tênis de mesa feminino foram recebidos com entusiasmo pelo prefeito Kayo Amado e pela equipe da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor), celebrando não somente os resultados, mas o recomeço de uma tradição esportiva na Cidade.
“É um orgulho enorme ver esses atletas levando o nome da nossa cidade no peito. Em 2025, eles representaram São Vicente, foram para outra cidade e competiram com garra. Isso vai marcar a vida deles para sempre. Nessas duas semanas, todos que participaram dos Jogos Regionais foram a felicidade da Cidade. Vibramos com cada jogo, registramos cada momento. Agora, celebramos não só as medalhas, mas a história que eles começaram a construir”.
Entre os destaques da cerimônia, estava a atleta Nataly Guglielmoni Esteves, de 16 anos, que representou o Município na equipe de voleibol e levou o bronze para casa. Com um sorriso largo, ela compartilhou a experiência de competir em São Bernardo do Campo: “Foi muito legal, ainda mais por ser a primeira vez que fui à Cidade. Conhecer outros ginásios e representar São Vicente, foi uma honra. Ganhar a medalha foi especial demais”.
Pela ginástica rítmica, as pequenas gigantes mostraram que idade não é obstáculo para emoção e excelência.
Com apenas 11 anos, Alice Horonato Accorsini integrou a equipe vicentina que conquistou o bronze na prova de conjunto de mãos livres. Sorridente, ela resumiu a experiência com maturidade tocante: “Foi muito bom, uma alegria enorme. Quando recebi a medalha, senti muito orgulho”.
Entre os destaques individuais da equipe, está Samya Abuegal, de 13 anos, que brilhou nas apresentações solo. Ela subiu ao pódio duas vezes, levando duas medalhas de prata: uma na prova de bola e outra no individual geral. Ainda surpresa com o reconhecimento, confessou: “Passou tudo na minha cabeça de uma vez. Eu nem esperava subir ali pra receber uma medalha”.
Já Luíza Salazar, também de 13 anos, emocionou na apresentação de mãos livres, garantindo mais uma prata para São Vicente. Emocionada, contou sua trajetória do esforço até a conquista: “Eu estava muito nervosa, mas feliz demais. Essa medalha representa todo o esforço que fiz nos treinos. Valeu cada segundo”.
As treinadoras Érika Menezes e Esther Ramos destacaram o trabalho intenso no período de férias escolares, com treinos diários de quatro horas para preparar as ginastas tanto para provas de conjunto quanto individuais. “Foi a primeira vez que vimos uma cerimônia como essa, homenageando as atletas e nós, treinadoras. Isso motiva todo mundo a continuar”, afirmou Esther. Érika completou: “Nós acreditamos nos sonhos delas e no nosso também”.
O preparador físico da equipe de futebol masculino, Marinho Soares, também ressaltou a importância da participação: “Fomos com um grupo sub-17 enfrentando times sub-20. Foi um trabalho de base, com garra, orgulho e planejamento. A Cidade nos deu conforto e segurança para representarmos bem”.
Já o treinador do tênis de mesa feminino, Bruno Ramirez, agradeceu à Prefeitura pela oportunidade de levar um projeto social adiante. “Hoje temos meninas no pódio graças a essa estrutura. Isso é histórico para São Vicente e para a modalidade”.
O secretário de Esportes e Lazer, Wanderson Barra, destacou a importância simbólica da participação vicentina nos Jogos Regionais: “Em matéria de emoção, de resgate, de sentimento, ver os atletas entrando naqueles ginásios, tremendo de nervoso e alegria, foi algo marcante. Talvez eles estejam vivendo agora o que parentes viveram lá atrás. Nem eu, nem o prefeito tivemos a oportunidade de disputar os Regionais — nem habilidade tínhamos. Mas sempre sonhamos com isso. Hoje, ver esses atletas nos representando todos nós é emocionante”.
Ele também reforçou o papel da Prefeitura no fortalecimento dos projetos esportivos, como o tênis de mesa: “Sou muito grato por poder fazer parte dessa história. Hoje temos meninas disputando uma competição oficial graças a um projeto que foi abraçado pelo prefeito. Antes, não havia essa presença feminina na modalidade — e isso é histórico para São Vicente. Fico orgulhoso por ver o esporte transformando vidas e espero que esse seja apenas o começo”.
O prefeito Kayo Amado ainda relembrou com bom humor a própria relação com o esporte, destacando a importância de investir na base escolar:
“Nunca tive habilidade para estar num time como eles, mas joguei o Joesv (Jogos Estudantis de São Vicente) uma vez, e levei uma goleada. Ainda assim, foi marcante. E é por isso que, desde o início da gestão, a gente tem investido nas escolas: reformamos quadras, ampliamos o material esportivo e colocamos o Joesvinho pra rodar. Esses atletas são inspiração para essa garotada que está começando agora.
Tê-los aqui, presentes hoje, aquece nosso coração e nos lembra que precisamos trabalhar cada vez mais para garantir oportunidades. Parabéns por tudo o que fizeram e ainda vão fazer pela cidade”.
São Vicente nos Jogos Regionais - Após três anos de ausência, a Primeira do Brasil entrou em cena novamente nos Jogos Regionais, competindo em 11 modalidades. basquete, basquete 3x3, futebol masculino sub-20, futebol masculino geral, futsal masculino e feminino, tênis de mesa feminino, vôlei de praia, vôlei de quadra feminino e ginástica rítmica. O resultado foi uma campanha marcada pela emoção, desempenho coletivo e sete medalhas conquistadas (seis na ginástica e uma no vôlei feminino) – incluindo pódios individuais, por equipe e até troféu de somatório geral. A competição foi realizada de 10 a 20 de agosto, em São Bernardo do Campo.