A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), comemora os significativos avanços nos índices de alfabetização nas unidades educacionais da rede municipal. Nos últimos quatro anos, a Cidade subiu da oitava para a quinta posição no ranking geral da Baixada Santista em 2024 conforme Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
A implementação de iniciativas voltadas ao fortalecimento da alfabetização se dá desde 2021, refletindo em reconhecimento e premiações. Entre as ações, destacam-se a adesão ao Compromisso Nacional de Alfabetização na Idade Certa (CNCA), com formação continuada de professores, infraestrutura, material didático e acompanhamento pedagógico, dentre outras ações.
O Município também implementou o Programa “Alfabetizando”, que conta com dez eixos estruturantes, entre os quais o Sistema de Incentivos, Avaliação e Engajamento escola, família e comunidade.
Outra ação importante foi a adesão à Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), em regime de colaboração com o governo federal e ao Programa “Alfabetiza Juntos SP”, vinculada ao governo do Estado.
As parcerias entre Governo Federal, Estadual e Municipal incluem formação docente, distribuição de material didático complementar, avaliação de fluência leitora, mentoria pedagógica e o monitoramento sistemático das aprendizagens.
“As formações oferecem aos professores novas possibilidades de práticas e estratégias, uma vez que a alfabetização é um pilar da educação”, detalhou a secretária de Educação, Michelle Paraguai. “Quando isso se dá dentro do período previsto, nos demais anos escolares o processo acontece de forma mais tranquila, com todas as habilidades adquiridas”, completou.
Michelle destaca, ainda, que a pasta da Educação visa contribuir com o trabalho dos professores e, consequentemente, para uma aprendizagem com mais qualidade aos alunos. “São ações em que temos a presença de professoras também de creches, o que é muito importante, pois estimulamos a alfabetização desde a educação infantil, por meio da cultura do escrito e com estímulo à leitura”.
O prefeito Kayo Amado destacou que quando se investe, cuida e cria uma identidade na educação, a cidade começa a colher resultados. “Esse é o nosso sonho: ver essa criança lendo e escrevendo na idade certa, crescendo melhor e com mais oportunidade”, afirmou o prefeito, ressaltando que a ideia é avançar ainda mais. “Estamos em quinto lugar agora, mas queremos estar em quarto no ano que vem e, depois, ‘brigar’ na frente, pelas primeiras posições”
Planejamento - A ascensão de São Vicente no ranking da alfabetização está relacionada a uma série de ações planejadas, promovidas de forma simultânea e articulada. Este ano, por exemplo, 12 creches passaram a integrar o projeto-piloto do Programa Cinco Básicos. A proposta visa fortalecer a educação infantil, unindo ciência e pedagogia para reforçar uma verdade simples, mas real: educar desde o berço é preparar o terreno para uma vida escolar mais produtiva. O Programa Cinco Básicos, de educação parental, envolve parceria entre família, educadores e políticas públicas voltadas às futuras gerações. Voltado à primeira infância, oferece suporte aos pais sobre como ajudar a desenvolver esta importante fase inicial das crianças. O movimento promove o desenvolvimento infantil por meio de interações de qualidade entre adultos e crianças, incentivando a prática de cinco princípios fundamentais: amor e controle do estresse; falar e cantar; contar, agrupar e comparar; explorar através do movimento e brincadeira; e ler e discutir histórias.
Trilhas - Em outra ação deste ano, professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede de São Vicente participaram da Trilha Formativa de Alfabetização, voltada a apoiar docentes e gestores nas reflexões e práticas para a formação de leitores e escritores potentes. Convidados especialistas participam nos módulos “Conceitos de alfabetização e aluno alfabetizado”; “Modalidades organizativas”; “Leitura e escrita, mesmo sem ler e escrever convencionalmente”, e “Alfabetização antirracista”.
Reconhecimento e premiações - Em 25 de março de 2025, 14 escolas municipais de São Vicente receberam o Prêmio Excelência Educacional, concedido pelo Governo do Estado no Memorial da América Latina, em São Paulo. A honraria integra o programa Alfabetiza Juntos SP e destaca unidades que superaram metas no Saresp 2024.
As escolas premiadas representam 38,8% da rede municipal, o maior percentual entre os municípios da Baixada Santista, e garantiram apoio financeiro — R$ 100 por aluno — para fortalecer ações pedagógicas e melhorias estruturais.
Mais iniciativas premiadas e incentivo à inovação
Em dezembro de 2024, a Seduc promoveu o evento Boas Práticas – Alfabetizando, no Lions Clube de São Vicente, valorizando iniciativas criativas e metodologias eficazes na alfabetização. Foram agraciadas 34 professoras, com destaque para:
- “Ludicidade e Ensino Fonológico”, de Elisângela Façanha (UE Vila Ema);
- “Antirracismo na Alfabetização”, de Rosemeire Franco;
- Projetos com jogos didáticos, música, sustentabilidade e inclusão, enfatizando abordagens que promovem autonomia e diversidade no aprendizado.
Esses projetos contaram com o apoio de instituições parceiras, como o Instituto Motriz e o Programa Formar, que ofereceram formação continuada, análise de dados e acompanhamento pedagógico especializado.
Impacto do programas Alfabetiza Juntos SP
O programa estadual, que tem como meta alcançar 90% das crianças do 2º ano alfabetizadas até 2026, registrou progresso no Estado de São Paulo: a fluência leitora avançou de 34% para 66% entre início e fim de 2024. A adesão de São Vicente a essa política fortaleceu sua rede com recursos financeiros, formação docente e práticas baseadas em evidências.
Próximos passos
Com a quinta colocação no ranking regional, a Seduc reafirma o compromisso com a alfabetização de qualidade e avanços contínuos. A meta agora é consolidar os ganhos, ampliar a participação das escolas nos programas de capacitação, sistematizar o monitoramento das aprendizagens e replicar as metodologias de sucesso.