“Minha história é feita de reviravoltas, de experiências que nos ensinam a não desistir e a tentar sempre voar mais alto” - Rebeca Andrade (ginasta).
Durante dez dias intensos e emocionantes, São Vicente mergulhou no espírito esportivo da 67ª edição dos Jogos Regionais, sediada em São Bernardo do Campo. De 10 a 20 de julho, a cidade voltou a competir após três anos de ausência, com garra e talento. O retorno foi de gala, com a equipe de ginástica rítmica colecionando medalhas de prata e bronze e o vôlei feminino também fazendo história, subindo ao pódio.
A delegação vicentina participou de 11 modalidades: basquete, basquete 3x3, futebol masculino sub-20, futebol masculino geral, futsal masculino e feminino, tênis de mesa feminino, vôlei de praia, vôlei de quadra feminino e ginástica rítmica. O resultado foi uma campanha marcada pela emoção, desempenho coletivo e sete medalhas conquistadas – incluindo pódios individuais, por equipe e até troféu de somatório geral.
Na ginástica rítmica, São Vicente teve uma atuação digna de espetáculo. A equipe feminina, somou quatro medalhas: três de prata (na prova de mãos livres com Luíza Salazar, na prova de bola com Samya Egal e no individual geral), além de bronze na prova de conjunto de mãos livres e o troféu de 3º lugar geral para as treinadoras Érica Menezes e Ester Ramos.
Mais do que o brilho das medalhas, o que encantou foi a emoção das atletas. A pequena Alice Honorato, de 11 anos, traduziu em palavras o sentimento do grupo: “Nossa ginástica rítmica é digna do terceiro lugar. Essa experiência foi verdadeiramente enriquecedora. Agradeço imensamente”.
A sensação de representar o município e subir ao pódio também foi celebrada por Samya Egal, prata individual: “Não tem sentimento que explique ser chamada lá na frente. É algo quase mágico”. Para Maithê Tonelli, também de 11 anos, o segredo está na entrega diária: “Nos preparamos muito. Conquistar uma medalha é uma profunda realização”. Já Luíza Salazar e Anna Julya, com maturidade e sintonia, resumiram o espírito da equipe: “Representar a Cidade é uma honra imensa para todo o time”.
Para a treinadora Érica Menezes, as conquistas são reflexo de um ciclo bem construído: “Essas competições são muito importantes para as atletas. Aqui, elas têm a chance de mostrar o talento que têm”.
No vôlei feminino, a história também foi escrita com suor e emoção. A equipe comandada por Francisco de Assis Batista, o Chico do Pro Vôlei, disputou partidas acirradas e conquistou, com muito mérito, a medalha de bronze na categoria livre.
Com jogadoras experientes e jovens talentos, o grupo mostrou potência técnica e união em quadra. Para Chico, a participação tem peso que vai além do resultado: “É muito legal participar de um campeonato com meninas de alto nível, algumas até da Superliga. Para nossas atletas, essa visibilidade é essencial, principalmente como espelho para a base”.
Entre os destaques está Juliana Akemi, de 17 anos, que fez sua estreia nos Jogos Regionais. “Fiquei muito feliz quando soube que ia jogar. Nunca participei dos Jogos Regionais, e esse nível é muito bom, porque me desafia, me ajuda a evoluir. O vôlei é minha paixão. Mesmo querendo seguir nos estudos, amo estar aqui. É um presente”.
A participação vicentina foi marcada também pelo incentivo estrutural oferecido pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor). Atletas e comissões contemplados com uniformes, transporte, alimentação e o apoio de funcionários da Sespor em todas as modalidades.
“Além das medalhas, o maior legado está no que fica com cada jovem que viveu essa experiência: disciplina, convivência em equipe, aprendizado emocional e evolução como atleta e cidadão”, ressalta o secretário de Esportes e Lazer, Wanderson Barra, que acrescenta: “Integrar uma competição de tamanha envergadura demanda muita organização e empenho de todos os envolvidos. Além disso, sabemos da importância que é para o atleta participar de um evento deste nível, e ainda mais representando as cores e o nome da Cidade. A Prefeitura não mediu esforços para oferecer essa oportunidade aos nossos atletas, bem como de levar o nome de São Vicente a um cenário esportivo estadual, em um de seus maiores eventos”.
Com os resultados expressivos, a ginástica rítmica conquistou a tão desejada vaga para os Jogos Abertos do Interior, principal vitrine do esporte paulista, que ocorrerá de 2 a 14 de outubro, em São José do Rio Preto.
Visita - Na noite desta terça-feira (22), às 18h, uma cerimônia especial marcará a visita dos atletas ao Salão Nobre do Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 - Centro), onde serão recebidos pelo prefeito Kayo Amado.
Por Jessica Costabile