A Secretaria da Educação de São Vicente (Seduc) promoveu na segunda e terça-feira (19 e 20) o encontro “Diálogos pela Alfabetização – caminhos e compromissos”. Realizada nas UE Prefeito Antonio Fernando dos Reis (Voturuá) e AMEI Rei Pelé (Samaritá), a ação reuniu nos dois dias diretores e coordenadores pedagógicos das turmas da Fase II e do 1º ano do Ensino Fundamental, organizada com a liderança da Secretária da Educação, Nívea Marsili.
“A educação é construída por todos que fazem parte dela. Este encontro é uma oportunidade de escuta e alinhamento. É na vivência diária da rede — na sala de aula, na gestão, no apoio às famílias e nas diferentes áreas que compõem a educação — que identificamos o que precisa ser fortalecido e quais caminhos devem ser aprimorados para garantir uma alfabetização de qualidade. Afinal, a alfabetização é pauta de quem alfabetiza”, afirmou a Secretária da Educação, Nívea Marsili.
O encontro teve como ponto de partida a análise dos dados da Avaliação de Entrada da Fluência Leitora, aplicada em março de 2025 com os estudantes dos 2º anos da rede municipal. A partir desses dados, a reunião teve como objetivo promover reflexões e orientar o planejamento pedagógico desde a Educação Infantil, contribuindo para o fortalecimento das práticas de alfabetização e o aumento do número de alunos leitores.
Os dados do Saresp 2024 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) também foram apresentados como parte do diagnóstico coletivo.
Com base nesses resultados, a Seduc pretende intensificar ações formativas, investir em acompanhamento pedagógico e garantir o suporte necessário às unidades escolares.
O diretor Gerson Martins ressaltou a importância do trabalho coletivo e da escuta entre as equipes: “A escuta das vivências e práticas de cada equipe fortalece a cultura pedagógica da escola e contribui para uma gestão mais sensível, propositiva e comprometida com o direito de aprender. O envolvimento da família, a mediação qualificada e a escuta atenta dos alunos durante a leitura são ações concretas que impactam diretamente na aprendizagem. Uma equipe coesa e articulada tem mais chances de avançar com solidez na alfabetização”, afirmou.
A iniciativa reafirma o compromisso da pasta da Educação com a qualificação do processo de alfabetização, a partir de ações integradas entre gestão, docentes e comunidade escolar.
Por - Felipe Falcão