“Prevenir é cuidar do presente para garantir um futuro saudável”. Essa é a frase temática da ação de Triagem para detecção precoce do câncer bucal, que acontece neste sábado (15), das 9h às 16h, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) III Rio Branco (Avenida Ulisses Guimarães, 1431 – Jardim Rio Branco).
A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer a prevenção contra o câncer bucal. Na ocasião, os profissionais farão uma triagem de atendimento e palestra educativa sobre higiene bucal. O evento é aberto para a população, e principalmente destinado a pessoas com prótese total (dentadura) ou parcial (ponte removível), fumantes, trabalhadores ambulantes que sofrem a incidência constante dos raios solares, pacientes que apresentam lesões sem cicatrização há mais de 15 dias, lesão branca ou pinta enegrecida, pois são fatores de risco.
“O câncer de boca pode ser detectado na fase inicial, quando o tratamento é mais efetivo, aumentando as chances de cura. Quando uma lesão suspeita é identificada, a biópsia (remoção de um pequeno pedaço da lesão para exame laboratorial) deve ser realizada para avaliação. Se confirmado o câncer, o paciente é encaminhado imediatamente para tratamento especializado. Fumantes e pessoas que consomem bebidas alcóolicas frequentemente têm maior risco de desenvolver câncer de boca e, por isso, devem estar especialmente atentos a sinais e sintomas suspeitos. Nessa ação estaremos fazendo a avaliação e, em caso de detecção de lesões suspeitas, o paciente já sairá agendado para uma consulta com o estomatologista para uma segunda avaliação e, se necessário uma biopsia”, pontuou o coordenador de Saúde Bucal de São Vicente, Dr. Odilon Francisco Anderson Mendes.
"Vamos realizar essa ação com o intuito de levar informação sobre saúde bucal para a população. No dia teremos diversos profissionais da área passando orientações e realizando os cuidados necessários para os munícipes", ressaltou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
Câncer Bucal – O câncer bucal é um dos tipos de câncer mais comuns, mas também um dos cânceres com maior potencial de prevenção, quando adotados hábitos saudáveis e realizados de exames regulares.
Essa doença pode afetar lábios, língua, gengivas, bochechas e garganta, causando sérios impactos na saúde e na qualidade de vida.
Entre os principais fatores de risco e formas de prevenção estão:
- Tabaco: Cigarro ou mascar tabaco são um dos maiores responsáveis pelo câncer bucal;
- Álcool: Consuma bebidas alcoólicas com moderação ou evite;
- Exposição Solar: Use protetor labial com filtro solar e evite longos períodos sob o sol sem proteção;
- Mantenha uma higiene bucal adequada, escovando os dentes após as refeições e use fio dental diariamente. Realize visitas regulares ao dentista para limpezas e check-ups.
- Alimente-se Bem: Adote uma dieta rica em frutas, vegetais e alimentos antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças
- Autoexame Bucal: Inspecione sua boca regularmente em busca de lesões, manchas brancas ou avermelhadas, feridas que não cicatrizam em até duas semanas e inchaços.
- Consultas Odontológicas Regulares: O dentista é um aliado essencial na detecção precoce. Durante as consultas, ele pode identificar sinais iniciais do câncer bucal e encaminhar para avaliação médica, se necessário.