Chave para a atração de novos investimentos e fomento à economia, a inserção de São Vicente na Poligonal do Porto de Santos está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Na manhã desta quarta-feira (7), os secretários de Comércio, Indústria e Negócios Portuários - Guilherme Guzzi - e de Desenvolvimento Urbano - Alexsandro Ferreira - participaram de uma reunião em Brasília com autoridades do Governo Federal e do setor portuário, avançando nas tratativas para a conclusão do processo.
No encontro, que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos - Silvio Costa Filho, do secretário Nacional de Portos - Alex Sandro de Ávila, do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS) - Anderson Pomini - e do diretor da APS - Bruno Tolino -, foram apresentados os documentos e as informações relativas às áreas indicadas para compor a nova poligonal. As regiões são situadas na Área Continental, nos bairros Humaitá, Vale Novo e ‘Bairro A’.
O secretário de Comércio, Guilherme Guzzi, apontou o saldo da reunião junto ao Governo Federal e à APS. “Foi uma ótima oportunidade para tirarmos dúvidas, esclarecermos pontos técnicos e ressaltarmos que São Vicente é estratégica para o futuro do Porto de Santos e de toda a Baixada Santista”.
“O objetivo desse encontro foi aprofundar a discussão da Poligonal do Porto e reafirmar o interesse do Município em ser inserido na poligonal, o que trará atividades logísticas e industriais, gerando empregos e arrecadação para a nossa cidade”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira.
Projeto - Com extensão de 148,51 km2, a Área Continental de São Vicente oferece grandes vantagens logísticas e de infraestrutura, garantidas por áreas ainda desocupadas. Diante disso, a Prefeitura apresentou áreas contempladas pelos respectivos bairros (Humaitá, Vale Novo e A) para inclusão. O projeto deve incorporar, em sua totalidade, 6,4 km2 da Área Continental ao maior porto da América Latina. Com isso, o Município estaria apto à alocação de empresas ligadas ao setor.
Já aprovada pela APS e tratada como prioridade pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, a proposta segue em tramitação final para a inserção de São Vicente na poligonal.
Vale lembrar que essa é uma das estratégias da Administração Municipal para alavancar investimentos na Cidade, atrelando-se a outras iniciativas, como o fomento à construção civil e a revitalização de atrativos turísticos do eixo centro-praia.