Cerca de 100 alunos da AMEI Vera Lúcia Machado Massis (Náutica 3) tiveram, na tarde desta quarta-feira (24), um dia de cientistas no Instituto de Estudos Avançados do Mar (IEAMar), situado ao lado da unidade escolar de tempo integral. O grupo vivenciou as atividades de extensão “Descobrindo a Vida Marinha: Circuito da Biodiversidade”, desenvolvidas pelo Campus do Litoral Paulista/Unesp e pela Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira/Unesp.
Esta foi a primeira vez que o espaço de pesquisa de mestrado e doutorado abriu as portas para uma escola de ensino fundamental, com o objetivo de despertar a curiosidade científica, aproximar a criançada do universo da biodiversidade e estimular a consciência ambiental.
Os estudantes participaram de um circuito interativo dividido em nove estações temáticas, entre as quais o Museu Itinerante de Biologia Marinha (Mibim); a “Caixa Surpresa”, com biodiversidade de animais marinhos; experiências em realidade virtual; e atividades sobre fungos e plantas. As crianças também foram protagonizaram propostas como “Detetives da Decomposição”, “Espiando os Tubarões”, “Cientistas por um Dia”, “Descobrindo os Cloroplastos” e o “Mergulho com seres microscópicos da fauna marinha”.
Para Mikael de Jesus, 7 anos, a experiência foi inspiradora. “Gostei muito de passear com a escola. Quando crescer quero ser cientista e trabalhar aqui.” Já Brenda Maldonado, 10, mostrou-se empolgada durante a visita. “Eu olhava para cá e ficava curiosa, pensando o que tinha aqui dentro. Agora já sei que tem água-viva, microscópio, óculos de realidade virtual… Achei muito legal e vou contar tudo o que aprendi para minha mãe e meu pai.”
A vice-coordenadora do IEAMar, Patrícia Santiago, concorda com os depoimentos. “A ideia é essa: que eles levem tudo o que aprenderam para a escola e para suas casas, pois o que não falta para essas crianças é sabedoria. Este é um momento único, porque é a primeira vez que abrimos as portas para uma escola de ensino fundamental, e nada melhor do que nossos ‘vizinhos’ para iniciar essa vivência”.
A assessora pedagógica da Seduc, Elisa Brito, destacou a importância de ações como esta. “Passeios educativos sempre são de grande valia. As crianças mostraram-se engajadas e passaram por momentos de descobertas incríveis.”
Coordenadora pedagógica da AMEI, Paula Massae completou que a ação serviu para integrar o projeto Entre a serra e o mar, quem mora lá?, desenvolvido pela unidade educacional de tempo integral. “O papel da escola é abrir portas para o conhecimento, para novas aventuras. Foi muito gratificante ver o brilho nos olhos de cada um deles, conhecendo espécies marinhas, manuseando equipamentos científicos e participando de experiências nos laboratórios do Instituto”, pontuou Paula.
Por: Renato Pirauá



