São Vicente foi destaque na Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras em Educação Integral em Tempo Integral, realizada nos dias 1º e 2 de outubro, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). A AMEI Vera Lúcia Machado Massis (Náutica 3) , representou a rede municipal com o projeto "Entre a Serra e o Mar, Quem Mora lá?". O trabalho foi selecionado no final do mês de julho pelo MEC, como uma das melhores Experiências Inspiradoras em Educação Integral, para compor o Mapa de Experiência, que será disponibilizado para todo o Brasil.
No total, 127 práticas pedagógicas de todo o País foram selecionadas para o evento, proporcionando momentos de reflexão, troca de saberes e diálogo. A seleção levou em conta experiências de todas as regiões do país, com diferentes etapas, modalidades e contextos de ensino, expressando a diversidade regional, socioeconômica, socioterritorial e cultural de todo o Brasil.
A unidade vicentina participou do Eixo 2 — Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas, que valoriza propostas interdisciplinares articuladas às práticas sociais, culturais e ambientais do território, promovendo aprendizagens significativas, integradas e contextualizadas.
Segundo a coordenadora pedagógica Paula Massae, a experiência foi enriquecedora e inspiradora. “Foram dois dias de muito aprendizado. Tivemos a chance de conhecer experiências inspiradoras de todo o Brasil e refletir sobre o papel da escola na construção de uma educação plural e participativa”, destacou.
A Mostra tem como objetivo mapear, valorizar e divulgar experiências inovadoras desenvolvidas em escolas públicas de diferentes etapas e modalidades de ensino, contribuindo para o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, que prevê a ampliação da oferta de Educação em Tempo Integral em todo o país.
Identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral
Para contribuir com a concretização da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, este Edital convida Secretarias de Educação a inscreverem experiências realizadas em creches ou escolas públicas que ofertam Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio em tempo integral, contemplando também suas diferentes modalidades de ensino. A iniciativa busca valorizar e dar visibilidade a práticas que fortalecem a Educação Integral em Tempo Integral em todo o país.
De acordo com a proposta, são experiências inspiradoras aquelas “que rompem com a fragmentação do conhecimento e buscam transformar a cultura escolar em uma educação plural, participativa e integrada à realidade do território”, e que também “emergem da superação de desafios enfrentados por escolas e redes de ensino e, ao serem sistematizadas e disseminadas, podem contribuir com políticas e práticas de Educação Integral em Tempo Integral de qualidade e comprometidas com a equidade”.
Por - Renato Pirauá