Ouvir, acolher e transformar vidas. Essa é a missão que ganha novos protagonistas com a chegada da mais recente turma de estagiários de Psicologia ao Programa Acolhe Mãe, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV). Nesta quinta-feira (12), no Complexo de Especialidades Médicas, 16 universitários deram o primeiro passo nessa jornada, unindo aprendizado acadêmico à oportunidade de fazer a diferença no dia a dia de gestantes que encontram no programa um espaço de apoio e escuta qualificada.
Desde sua criação, em 2021, o programa já acolheu quase 360 mulheres, oferecendo acompanhamento psicológico durante a gestação. A colaboração da Universidade Católica de Santos e da Universidade Santa Cecília possibilita o conhecimento teórico ser convertido na prática, proporcionando um olhar sensível sobre os desafios e as alegrias desse período tão especial. No Acolhe Mãe, os estagiários atuarão junto às gestantes, ouvindo suas histórias e auxiliando na compreensão de temas como maternidade, conjugalidade, parto e amamentação.
O impacto dessa vivência se reflete no olhar dos próprios estagiários, como destaca Bruno Martins Rocha, de 23 anos, estudante do 7º período da Universidade Católica de Santos (UniSantos):
“Participar do Acolhe Mãe tem sido uma experiência em que posso entrar em contato com demandas femininas sobre a maternidade, ampliando minha visão sobre família e a gravidez em diferentes estruturas. Agora, com os atendimentos presenciais, espero desenvolver estratégias eficazes para um acolhimento produtivo e impactante.”
Como participar do Acolhe Mãe?
O programa é destinado a gestantes de São Vicente, com prioridade para aquelas de médio e alto risco, mas aberto a todas que desejem acompanhamento psicológico. Para ingressar, basta solicitar encaminhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde já realiza o pré-natal ou se inscrever pelo link: https://bit.ly/AcolheMae.
Os atendimentos presenciais acontecem nos seguintes endereços:
• UBS Central: Av. Antônio Emmerich, 509 - Vila Cascatinha
• Unidade de Saúde da Mulher - Área Insular: Rua XV de Novembro, 176 - 4º andar - Centro
• Unidade de Saúde da Mulher - Área Continental: Rua Salvador, 60 - Vila Ponte Nova
Além do acompanhamento psicológico, as participantes também têm acesso a rodas de conversa conduzidas por profissionais especializados e, ao final do processo, recebem um enxoval para o bebê, reforçando o compromisso do programa com um cuidado integral à maternidade.
Para saber mais sobre essa e outras iniciativas voltadas às mulheres acesse o Portal da Mulher Vicentina: https://www.saovicente.sp.gov.br/portal-mulher-vicentina/portal-da-mulher-vicentina.