Natural de São Vicente, Samuel Neto iniciou sua trajetória musical ainda criança, influenciado pelo pai (regente de um conjunto de jovens) e pelo convívio com a música na igreja. “Desde muito cedo tive contato com a música. A composição veio depois, quando escrevi minha primeira canção para minha esposa, que na época era minha namorada”, relembra.
Sua primeira composição oficial, “Tu És”, nasceu em 2016, durante uma viagem missionária ao sertão pernambucano. “Foram mais de 2.500 km de estrada, passando por cinco estados diferentes. Ao chegar à cidade de Granito, fui inspirado a escrever essa música. Senti uma alegria e uma euforia, pois sabia que aquela letra seria uma canção”, conta.
A experiência marcou não só o início da sua caminhada como compositor, mas também o estilo das obras que viriam depois - letras que falam de fé, esperança e vivências cotidianas.
Samuel revela que prefere compor nas primeiras horas do dia, em casa e em silêncio. Para ele, uma boa letra é aquela que “fala sobre o que se vive e gera esperança no coração de quem ouve”.
Entre suas referências musicais estão nomes como Daniel Souza, Paulo Baruk, Adhemar de Campos, João Alexandre, Djavan e Ron Kenoly, artistas que, segundo ele, o ajudaram a desenvolver uma identidade musical autêntica.
Apesar da paixão pela música, Samuel ainda não atua exclusivamente na área, mas segue se aprimorando profissionalmente. Atualmente, está se graduando em design musical, para aperfeiçoar suas produções.
Ao ser questionado sobre os desafios de ser compositor no Brasil, Samuel destaca a dificuldade de lançar novas canções em meio à produção musical acelerada dos dias atuais. “Hoje, a indústria fonográfica profissional ou independente, gera composições meio que instantaneamente. Isso nos leva a pensar que precisamos achar um público alvo e fazer sua voz ser ouvida”, explica.
Samuel deixa um conselho para quem sonha em começar a compor. “Comece! Não há fórmula mágica. Existem muitas ferramentas que ajudam, mas a originalidade da sua ideia precisa ser clara e verdadeira".
Seu trabalho mais recente é o álbum “Tua Graça”, reunindo composições próprias e em parceria com outros músicos.
Dia do compositor brasileiro - A data foi criada em 7 de outubro de 1948, por iniciativa do cantor e compositor Herivelto Martins, que batalhou pelo reconhecimento dos autores de música e letra, responsáveis por uma das expressões artísticas mais importantes e reconhecidas do país, a canção.


