O dia 17 de outubro é conhecido nacionalmente como o Dia da Vacinação. A data foi instituída pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com o objetivo de reforçar a importância de manter a caderneta de vacinação sempre atualizada. A imunização é considerada uma das formas mais eficazes de prevenir o surgimento e a disseminação de diversas doenças, protegendo tanto o indivíduo quanto a coletividade.
Em 2025, o foco da data está voltado para a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes. Por isso, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promove até o dia 31 de outubro a campanha com o tema “Vacinar é cuidar de quem você ama”. A iniciativa reforça a importância da imunização e tem como público-alvo principal crianças e adolescentes de até 15 anos, além de pessoas que estão com a caderneta de vacinação desatualizada. A ação visa ampliar a cobertura vacinal e sensibilizar a população sobre os riscos de não se imunizar.
Atualmente, São Vicente conta com 26 unidades básicas de saúde que realizam atendimentos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Como forma de facilitar o acesso da população à imunização, a cidade também conta com um posto de vacinação no Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 - Centro), de segunda a sábado, das 10h às 19h.
“É de extrema importância ressaltar não só hoje, mas em todos os dias do ano sobre manter a caderneta de vacinação em dia, sempre atualizada e evitando atrasos, prevenindo a disseminação de doenças e garantindo maior segurança, mas principalmente vacinar as crianças para evitar o perigo de pegar uma doença mais séria que poderia ter sido impedida com a imunização”, ressalta a enfermeira e responsável técnica do posto do shopping, Janaina Coluchi. A profissional destaca o papel das famílias na prevenção, principalmente no acompanhamento das vacinas das crianças e adolescentes.
As vacinas são desenvolvidas para estimular o sistema imunológico a reconhecer e combater agentes infecciosos, como vírus e bactérias. Ao ser exposto a esses agentes, o organismo já sabe como reagir, podendo impedir o desenvolvimento da doença ou reduzir significativamente seus efeitos. No município, além das vacinas mais conhecidas como as de dengue e influenza, também estão disponíveis imunizantes como a BCG (com 94,33% do público-alvo vacinado), Hepatite B (91,84%), DTP (81,39%), VIP (78,75%), Pneumo 10 (78,75%) e a Penta (77,90%).
“A data vem para reforçar a importância da vacinação. Neste sábado, teremos o Dia D de multivacinação destinado a crianças e adolescentes até 15 anos e para aqueles que necessitam atualizar sua caderneta. Estaremos com nove unidades de saúde e mais dois postos móveis para atender a todos”, salientou a secretária da Saúde, Michelle Santos.

