Quiz interativo, entrega de brindes e muita troca de experiências entre os profissionais de saúde. Essas foram algumas das atividades que marcaram a 'Ação de Segurança ao Paciente' realizada nesta sexta-feira (19), no Hospital do Vicentino. A ação, promovida pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), contou com a parceria dos alunos do quarto ano do curso de enfermagem da Unilus. Juntos, reforçaram as práticas e metas essenciais para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes.
Na atividade, os profissionais de saúde responderam perguntas sobre procedimentos hospitalares e relacionaram-se com as seis metas internacionais de segurança do paciente. São elas: Identificar corretamente os pacientes, melhorar a comunicação entre profissionais da saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar infecções, reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
“Eu gostei da ação, porque nos fez relembrar as metas de segurança do paciente. Eu sabia as metas, mas não a ordem. E a interação que a gente teve com os alunos e com os colegas de profissão ajuda a dar uma aliviada no stress do dia a dia”, relatou a enfermeira Ana Paula da Silva de Sousa.
A atividade não se restringiu aos profissionais da saúde, envolvendo, também, os familiares e pacientes, como explica a professora do curso de enfermagem da Unilus, Karen Helena da Silva de Melo: “Os familiares nos fornecem informações importantes, como por exemplo, a reação de alguma medicação, que pode ter passado despercebida. Então, é um conjunto de fatores que garantem a segurança do paciente”.
“Por meio dessa iniciativa, a gente reforça as metas internacionais de segurança. O objetivo é estimular o aprendizado e o engajamento da equipe da unidade referente às medidas de segurança, onde a gente cria um espaço de troca de boas experiências”, concluiu a enfermeira da educação permanente, Márcia Conte.