Inspirados pela força da poesia, dois alunos da Unidade Educacional Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras) decidiram, em 2023, levar a arte dos versos para as redes sociais. Assim nasceu o perfil “Poetas Urbanos”, no Instagram — um espaço onde jovens autores podem publicar poesias autorais e se sentir acolhidos pela arte da escrita.
Nesta segunda-feira (20), Dia Nacional do Poeta, a dupla de estudantes celebra a data, e faz um convite para reconhecer o poder das palavras em versos e estrofes.
Mas o que representa ser poeta para esses escritores precoces? Para David Bryan, 14 anos, a poesia é uma forma de libertar emoções e traduzir a forma como enxerga o mundo. “Escrever é um meio de deixar os sentimentos saírem de dentro de você. É mostrar seu ponto de vista sobre algo do Mundo, para que as pessoas entendam o que aquilo significa para você, além do óbvio”, explica.
O poeta juvenil conta que sua relação com a escrita nasceu das batalhas de rima e do Hip Hop, onde aprendeu sobre ritmo e prosa. Entre suas influências, cita o poeta Sérgio Vaz. “Eu gosto de misturar o que acho interessante em cada autor. A poesia me permite transformar revolta, injustiça e emoção em arte”.
Já Vitória Ferreira, 13 anos, vê na poesia uma forma de dar voz a sentimentos profundos e valores humanos. “Ser poetisa é poder defender os princípios da vida que são desvalorizados no Brasil. Posso expressar o que sinto e refletir sobre os sentimentos humanos, como o amor e a dor”, afirma.
Vitória revela que muitas de suas inspirações vêm de outras formas de arte. “Gosto de observar pinturas, como as de Van Gogh, e imaginar o que elas querem dizer. Transformo isso em versos, como se traduzisse a pintura em palavras”.
O projeto Poetas Urbanos surgiu justamente com o propósito de dar espaço a jovens que desejam se expressar, mesmo que anonimamente. “A ideia é ajudar quem tem dificuldade de colocar seus sentimentos para fora. Queremos mostrar que todos têm algo a dizer e que cada verso merece ser lido”, destaca David.
Para ambos, escrever é libertador. “Não tenha vergonha”, aconselha Vitória, “porque escrever pode te levar a outro mundo. É uma forma de se expressar e se curar. O Dia do Poeta é o dia dos que defendem os valores da vida”.
O Dia Nacional do Poeta marca um momento marcante ocorrido em 20 de outubro de 1976, quando escritores brasileiros se reuniram na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia, em São Paulo, para lançar o Movimento Poético Nacional.
Sou um poeta?
(David Bryan)
Ei, ei... A poesia... O que é a poesia?
Eu sei que a poesia não é só o que eu penso,
a poesia é um sentimento intenso, denso e imenso.
Mas calma, calma.
Eu sei o que é poesia.
A poesia é aquilo que sai do fundo do coração,
aquilo que me faz sentir aquela emoção, (ó sensação)
a poesia não é só jogar palavras emboladas em uma folha de papel amassada,
é algo interessante, e emocionante, e empolgante,
e eu sei que tudo que falei se tornou hipocrisia
até porque, acho que acabei de fazer uma poesia.
Texto - Renato Pirauá