Há um ano, o céu vibrava com o '1284° gol' de Pelé. Um gol diferente, mas que proporcionou emoções e memórias semelhantes ao de uma final de Copa do Mundo, mexendo com inúmeros corações. Neste sábado (26), São Vicente comemorou o aniversário do Píer do Pelé, que completou um ano na segunda-feira (21), e também do Rei, que faria 84 anos na quarta-feira (23).
Realizado às margens do monumento na baía mais linda do Brasil, o evento reuniu as organizadas do Santos FC (clube no qual Pelé escreveu grande parte de sua trajetória), Torcida Jovem e Sangue Jovem, os mascotes Baleinha e Baleião, o prefeito Kayo Amado, autoridades municipais e a população vicentina.
A festa contou com um verdadeiro show protagonizado pela Sangue Jovem, cujos membros se apresentaram com bateria e bandeiras.
Píer do Pelé - Situado às margens da baía mais linda do Brasil, na Orla do Gonzaguinha, o equipamento dispõe de uma vista inigualável, com um momento da eterna camisa 10 e uma escultura do craque representada pelo icônico 'soco no ar', marca registrada do Atleta do Século em suas comemorações.
Inauguração - Era 21 de outubro de 2023. As principais organizadas do Santos FC (Torcida Jovem e Sangue Jovem) reunidas. Parecia um pré-jogo do Peixe. Era, na verdade, o aquecimento para a inauguração do, até então, mais novo patrimônio da Primeira Cidade do Brasil e novo atrativo turístico mundial: o Píer do Pelé.
Obviamente, o esquadrão que contribuiu na construção da linda história de Pelé no Santos não poderia faltar. Clodoaldo, Pepe, Mengálvio, Edu, Lima, Manoel Maria, Abel e Nenê Berlarmino reuniram-se para celebrar, naquela manhã, mais do que nunca a vida do maior jogador da história do futebol. Outras estrelas do esporte e da comunicação, como Craque Neto, Milton Neves, Velloso e Souza também compareceram para prestigiar o evento.
Idealizado pelo prefeito Kayo Amado, santista apaixonado, o atrativo surgiu com a finalidade de eternizar a imagem do maior expoente da história do Brasil em uma cidade vizinha à qual Pelé construiu sua trajetória, ressaltando a importância do Rei para a Baixada Santista, transcendendo seu legado para as futuras gerações.
As raízes alvinegras do chefe do Executivo vicentino estão diretamente ligadas às histórias com seu avô. “Ele me relatava em detalhes os feitos desse ícone gigantesco. Infelizmente não tive a oportunidade de tê-lo visto jogar, mas sua representatividade moldou o caráter de muitos. Justamente isso que queremos: eternizar sua figura. Pelé é o maior símbolo da história deste país. Não podemos deixar a chama do seu legado apagar”.
De lá para cá, o local tornou-se acervo de emoções e visitas de grandes nomes do esporte, como o treinador Vanderlei Luxemburgo, que recentemente passeou pela Cidade, e não poderia deixar de contemplar a inigualável vista em memória ao Atleta do Século.
Desenvolvimento Urbano - O local tornou-se mais um espaço de contemplação da Orla do Gonzaguinha, cartão postal da Primeira Cidade do Brasil cuja estrutura foi completamente revitalizada, ganhando, além do Píer do Pelé, novo paisagismo, iluminação, asfalto, calçada, mobiliário urbano e demais atrativos, como o Píer dos Apaixonados e a Fonte das Crianças.
A Nova Orla do Gonzaguinha compõe um pacote de investimentos em desenvolvimento urbano que visa, por meio do programa 'São Vicente de Cara Nova', conectar turismo, esporte, cultura, comércio, entretenimento e cultura, principais potencializadores em prol da geração de emprego e fomento à economia.
"É uma linha estratégica de iniciativas que buscam colocar São Vicente em um novo patamar de desenvolvimento. Traçamos três pilares para que essa cidade volte a crescer: o fomento à construção civil, o desenvolvimento da Área Continental e investimentos no eixo centro-praia, que podem ser representados pelo Píer do Pelé e toda a Nova Orla do Gonzaguinha, o Parque da Juventude (Itararé) e outros atrativos turísticos que estão por vir, como as novas praças da Biquinha e da Bíblia", concluiu o prefeito Kayo Amado.