A saúde feminina está diretamente ligada a conhecer o próprio corpo e compreender as diferenças. Por esse motivo, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu uma ação especial do Outubro Rosa na ESF JIP, nesta terça-feira (14), com o intuito de informar e incentivar o autocuidado, abordando temas que afetam diretamente a saúde da mulher.
A atividade começou com uma palestra de Flávia Marcelino, presidente e cofundadora da Associação EndoMulheres, uma entidade de apoio e acolhimento a mulheres com endometriose. Ela explicou a definição da doença e sobre como suas condições podem impactar o dia a dia feminino, evidenciando as dificuldades no trabalho e na vida pessoal. Também detalhou técnicas de identificação de sinais da doença e métodos de busca de ajuda dentro da rede pública de saúde.
“Estamos falando do Outubro Rosa, e é importante que possamos compartilhar conhecimento com essas mulheres. Câncer de mama e de colo de útero são temas que devem ser abordados, e, além disso, podemos incentivar essas mulheres a compreenderem sobre o próprio corpo”, pontuou a palestrante.
Depois foi a vez da fisioterapeuta especialista em saúde da mulher, Vitória Tainá, que também apresentou os sinais do câncer de mama, reforçou a importância do autoexame, observação do próprio corpo e da fisioterapia pélvica.
“É importante conscientizarmos as mulheres sobre a prevenção, tanto do câncer de mama quanto do colo de útero, mas também falar das formas de tratamento que existem, como a fisioterapia pélvica e os exames necessários”, ressaltou Vitória.
Quem esteve presente foi a paciente Elizabeth Nunes Martins, a palestra foi uma oportunidade de aprender mais sobre o tema e buscar orientação adequada: “Eu pude perguntar sobre meu caso, que sinto muita cólica ao ponto de não conseguir fazer nada e tenho dificuldade de dormir pela vontade de usar o banheiro. Foi muito bom entender sobre o tema e receber suporte dos profissionais e das palestrantes para saber o que devo fazer sobre o meu problema”.
Maria Lucilene de Oliveira também aproveitou o momento para tirar dúvidas e trocar experiências sobre a mamografia: “Eu tive a questão de uma massinha no seio, que fiz alguns exames e não era nada sério, mas descobri pela mamografia. Aqui conversei com as palestrantes e conseguimos compartilhar nossas experiências. É muito importante ter esse espaço de fazer perguntas que muitas vezes pode nos constranger”, relata a munícipe.
A ação foi idealizada pelos próprios funcionários da ESF JIP e organizada pelo agente comunitário de saúde, Guilherme Antunes, que entrou em contato com as palestrantes para alinhar os temas a serem tratados no mês do Outubro Rosa.
“Identificamos alguns temas que temos que trabalhar no decorrer do ano e que são importantes para os munícipes. Com isso, resolvemos chamar as duas palestrantes para poder trazer temas pertinentes com o mês de outubro e conseguir suprir as dúvidas das pacientes da unidade”.


