"Aprendi diversas habilidades que aumentaram meu interesse na área". A frase de Flaviana Silva reflete o sentimento de outros 19 alunos, que no sábado (4), participaram de uma aula prática especial do curso de Vistoria de Containers. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), em parceria com a Fundação CENEP (Centro de Excelência Portuária de Santos) e a empresa JC7 Terminais Portuários e Transportes LTDA – ME.
Durante a aula prática, os alunos tiveram a oportunidade de vistoriar containers tanto externamente quanto internamente, manobrar guindastes e empilhadeiras, além de participar de aulas práticas sobre segurança no trabalho.
Flaviana Silva, uma das alunas que participaram da aula prática, ressaltou a importância de vivenciar a experiência de forma ativa: "O curso de Vistoria de Containers foi uma experiência extremamente enriquecedora. O conteúdo oferecido foi muito relevante, combinando teoria com prática. O instrutor teve uma didática excelente, o que facilitou muito a compreensão dos conceitos. A aula prática foi particularmente valiosa, pois pude vivenciar, de fato, o que foi ensinado em sala".
O Secretário de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), Rafael Pereira, reforçou a importância de buscar parcerias para o sucesso do curso: "A parceria com a Prefeitura e o Terminal Logístico JC7 foi fundamental para a realização desta capacitação, evidenciando a relevância do apoio institucional na formação profissional. No caso da JC7 Terminais, visitamos a empresa, demonstramos o interesse em estabelecer essa parceria social e cultural, e o projeto foi considerado de grande relevância. O gerente Kaio já se disponibilizou para novas parcerias e cursos futuros, que estão sendo planejados”.
Nas aulas teóricas, os participantes também tiveram acesso a uma formação completa que abordou desde os fundamentos da vistoria de contêineres, incluindo identificação de tipos e partes da estrutura, uso de ferramentas, detecção de avarias e critérios de tolerância, até normas e padrões de segurança exigidos por organizações internacionais. A formação também contemplou orientações sobre limpeza, reparo e outros aspectos técnicos que envolvem a atividade do vistoriador.
Poligonal do Porto - A ação ganha ainda mais relevância com a ampliação da Poligonal do Porto em áreas vicentinas, que somam mais de 9 milhões de metros quadrados. Este fator deve impulsionar consideravelmente a demanda por mão de obra qualificada nos próximos anos.
Luis Gomes


