"A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida". – Fernando Pessoa
Fomentando a literatura local, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promove, como parte do ‘esquenta’ para o Festival Literário de São Vicente (Flisv), o Gira Livro, sessão de autógrafos com autores.
Com entrada gratuita, o evento será realizado nesta sexta-feira (17), às 10h, na Estação VLT José Monteiro. Haverá um bate-papo com os autores e distribuição gratuita dos exemplares das obras dos autores Leandro Marçal, de O último a ser escolhido e Me vê dez médias, e Susana Ventura e Helena Gomes, de O mundo pela metade.
Confira as sinopses:
O mundo pela metade (Susana Ventura e Helena Gomes)
A obra aborda a vida de duas adolescentes, filhas de relacionamentos anteriores, que deixam de ser irmãs quando seus pais se separam. Mara vai morar com a mãe em Porto Alegre, enquanto Taís fica com o pai em São Vicente, no litoral paulista.
O mundo das duas também desaba: Mara enfrenta terríveis enchentes no Sul, e Taís é gravada, sem saber, experimentando um vestido no provador de uma loja. O vídeo é compartilhado nas redes sociais, levando a garota a ser vítima de haters e perseguição na internet.
Na primeira oportunidade, Mara retorna a São Vicente e se alia a Bruno, um ex-colega de classe que acredita que os ataques fazem parte de uma ação coordenada com um objetivo obscuro. Juntos, investigam o assunto, mergulhando numa trama de segredos e perigos.
O último a ser escolhido (Leandro Marçal)
O último a ser escolhido traz 13 contos que usam o futebol como espaço, personagem ou pano de fundo.
Nessas histórias curtas, um protagonista muda de vida por causa de sites clandestinos de apostas esportivas, um ex-jogador profissional encara o envelhecimento, a namorada entediada observa o amado jogando bola na praia, e a política usa o esporte para fins inescrupulosos.
Me vê dez médias (Leandro Marçal)
Em 14 contos ambientados na Baixada Santista, as ficções narradas em primeira pessoa por homens sem nome retratam a violência e a brutalidade masculina que atormentam e guiam protagonistas nas ruas, avenidas e praças de São Vicente, Santos, Praia Grande, Cubatão e Guarujá.