O município São Vicente foi palco de um importante evento para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Baixada Santista, o Encontro do Pacto EJA, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (8), na Associação Comercial de São Vicente.
O encontro reuniu representantes dos nove municípios da região com o objetivo de compartilhar boas práticas e reforçar o compromisso com a formação continuada de educadores. O evento tem como foco a valorização das metodologias educacionais que pautam a inclusão social, o combate ao analfabetismo e a promoção de uma educação transformadora para jovens e adultos.
Um dos principais temas do encontro foi o fortalecimento do Círculo de Cultura, metodologia pedagógica central na obra de Paulo Freire. Com o apoio do Pacto EJA, programa de formação continuada que visa elevar a qualidade do ensino na EJA, o evento se tornou uma oportunidade crucial para educadores da região trocarem experiências e aprimorarem suas práticas em sala de aula.
A secretária Municipal de Educação de São Vicente, Michelle Melo Paraguai, destacou que o encontro representa um momento importante para a Baixada Santista, permitindo aos municípios compartilharem suas experiências e fortalecerem os laços entre as redes de ensino de EJA. "A troca de saberes e a adoção de novas práticas pedagógicas são fundamentais para o avanço da educação de jovens e adultos", destacou a titular da pasta.
“Este encontro foi a prova viva de que a Educação de Jovens e Adultos é um ato de amor e justiça social que, ao partilhar boas práticas, renova a esperança e restaura sonhos”, ressaltou a articuladora do Pacto EJA, Nayene Carmo.
A programação incluiu apresentações das boas práticas de ensino desenvolvidas nas diferentes redes municipais de EJA e debates sobre novas estratégias pedagógicas. O evento foi coordenado pelos articuladores e formadores do Polo 12, que integram o Pacto EJA na região.
Texto - Felipe Falcão


