São Vicente terá a maior empresa de delivery de comida do Mundo. A partir de 30 de outubro, a Keeta – marca internacional da Meituan – começa a atuar em uma operação piloto que contemplará duas cidades do Brasil: São Vicente e Santos. Na tarde desta sexta-feira (10), a empresa consolidou sua parceria junto à Prefeitura de São Vicente na empreitada, em uma reunião promovida no Salão Nobre do Paço Municipal, envolvendo o prefeito Kayo Amado e representantes da marca internacional.
A decisão estratégica visa aproveitar o alto fluxo de pessoas na Baixada Santista, permitindo que a Keeta expanda sua marca para outras regiões metropolitanas. O foco principal é impulsionar o crescimento de restaurantes locais, com atenção especial às Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
O prefeito Kayo Amado destacou os atrativos para investir em São Vicente, cujo crescimento nos últimos anos é notório, impulsionado pela revitalização do eixo centro-praia — região com grande potencial de geração de emprego e turismo.
“Temos São Vicente como um grande polo de passagem entre as demais cidades da Baixada Santista. Diariamente, pessoas se deslocam por aqui, seja vindo de Santos, Praia Grande ou qualquer outro município da região. Por ser a primeira cidade do País, ela concentra uma alta demanda histórica e turística, tendo a Encenação – maior espetáculo em areia do mundo – como carro-chefe”.
Celebrando a parceria com São Vicente nessa chegada ao Brasil, o presidente de operações internacionais da Keeta, Tony Qiu, ressaltou a proposta da empresa nesse investimento.
“A assistência de alta qualidade para restaurantes parceiros de todos os portes, incluindo as PMEs, oferecida por meio de tecnologia avançada e suporte humano dedicado, com um time de mais de mil gerentes de contas no Brasil, é um ponto forte nosso. Essa abordagem nos permitiu construir um ecossistema robusto e mutuamente benéfico na China ao longo dos últimos 14 anos. Agora vamos localizar essa estratégia para atender o Brasil da melhor maneira. Estamos muito felizes de fechar essa parceria e contribuir para o crescimento de São Vicente”.
A maior empresa de delivery de comida do mundo atende cerca de 770 milhões de pessoas anualmente e realiza, em média, 80 milhões de pedidos por dia. Como subsidiária internacional da Meituan, a Keeta opera atualmente em Hong Kong, Arábia Saudita, Qatar, Kuwait e Emirados Árabes Unidos (Dubai).
Neste projeto piloto, a marca carrega como premissa o fomento a comércios locais e a oferta de segurança diferenciada aos entregadores parceiros, por meio do lançamento de um protótipo de capacete inteligente — inicialmente para quem utiliza bicicletas e, futuramente, para motociclistas. A medida se conecta à política adotada pela Prefeitura de São Vicente de investir em melhorias para entregadores.
“Recentemente, fizemos duas edições do ‘Pit-Stop do Motoca’, que instalaram 400 antenas corta-pipas para os motoboys. Além disso, nesta semana anunciamos a implantação da Faixa Azul para motociclistas em algumas vias de São Vicente. Essas ideias vão totalmente ao encontro daquilo que pensamos”.
“Podem ter certeza de que estamos buscando proporcionar as melhores condições aos entregadores. Agora é colocar tudo em prática para fazer funcionar a partir do dia 30. Nosso objetivo é chegar a mais de 15 regiões metropolitanas até o ano que vem, e estamos dando o primeiro passo aqui”, enfatizou Fernando Vieira, representante de Relações Governamentais da Keeta.
A chegada da Keeta com operação piloto em São Vicente é mais um demonstrativo da transformação pela qual o Município vem passando. Por meio de políticas de incentivo e melhorias em seus eixos comerciais e turísticos, a Cidade tem atraído investimentos e ampliado a geração de empregos. Nesta semana, a Prefeitura também anunciou a criação de Zonas Especiais de Turismo (ZETs), que têm como objetivo estimular a instalação de novas marcas em áreas com potencial de exploração turística.
“Fico muito honrado por São Vicente ser uma das pioneiras na chegada dessa grande marca ao Brasil. Queremos fazer com que esse seja um grande case de sucesso e geração de empregos na Cidade”, concluiu Kayo Amado.



