Saúde mental está diretamente ligada ao cuidado pessoal e do corpo, por esse motivo a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau) promoveu uma palestra e testes de Sífilis/HIV para funcionárias da Creche Comunitária Grupo da Prece, na última sexta-feira (26). O objetivo foi educar e ensinar funcionárias da unidade sobre autocuidado feminino, a importância da higiene pessoal e o quanto isso pode afetar a saúde mental da mulher.
A ação contou com uma palestra interativa, que abordou temas como cuidados pessoais, higiene íntima, menopausa, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), formas de prevenção e os impactos que esses fatores podem ter na saúde mental. Além disso, foram realizados testes rápidos de Sífilis/HIV para as funcionárias presentes. Para tornar o momento mais acolhedor, foi servido um café da tarde e entregues lembrancinhas às participantes.
A atendente do maternal, Eliana Farias da Silva, destacou a importância de ter acesso a essas informações: "Nós pudemos compreender melhor como funcionam as infecções sexualmente transmissíveis e como nos cuidarmos. Existe muita informação falsa circulando por aí, e é sempre bom se educar".
Daniela Tavares da Conceição, atendente de educação, também compartilhou sua experiência: "Foi ótimo poder aprender mais sobre os cuidados que devemos ter e como nos prevenir de doenças. Pude esclarecer várias dúvidas e me sinto mais preparada agora."
A ação foi resultado da colaboração entre os profissionais da UBS Pompeba e a coordenadora de apoio pedagógico da Creche Comunitária Grupo da Prece, Beatriz Kleinpaul, com o apoio da enfermeira técnica responsável, Ana Patrícia de Moraes.
Beatriz Kleinpaul explicou que a iniciativa surgiu com o intuito de integrar a comunidade da creche e suas funcionárias, além de promover o debate sobre o cuidado feminino. "É sempre importante falar sobre esses temas, que impactam diretamente as mulheres. Eu sugeri a ideia, e as meninas abraçaram, foi uma ação divertida e educativa", contou Beatriz.
A enfermeira Ana Patrícia de Moraes complementou: "Essa ação visa levar orientação e conhecimento para derrubar tabus sobre infecções sexualmente transmissíveis, além de incentivar a importância do cuidado com a saúde."
Por Manuela Patrício



