O cuidado com a saúde bucal vai além da escovação. Pensando nisso, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu nesta quinta-feira (16) uma palestra sobre traumatismo dentário em parceria com o curso de Odontologia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). A ação aconteceu na escola AMEI Maria de Lourdes Batista e foi direcionada aos alunos dos 3º e 4º anos, com o objetivo de orientar crianças e educadores sobre como lidar com situações envolvendo a perda ou fratura de dentes.
A atividade teve início com uma apresentação em slides, explicando os diferentes tipos de traumatismo, os cuidados imediatos após o acidente e a maneira correta de preservar o dente até o atendimento odontológico. Na sequência, os alunos assistiram a uma encenação teatral que ilustrou, de forma lúdica, como ocorre a queda de um dente e o procedimento adequado para transportá-lo até o profissional de saúde.
Heitor Vieira Costa, de nove anos, participou ativamente da programação e demonstrou grande interesse pelo assunto. “Eu aprendi que não pode deixar o dente novo cair, porque não é igual o de leite e não vamos mais ter ele”.
Quem também se envolveu bastante foi Gustavo Barbosa Marins, de oito anos. Ele ficou encantado com a forma como o conteúdo foi transmitido. “Foi muito legal porque ensinaram pra gente o que tem que fazer se o dente cair quando estiver brincando”.
A ideia da palestra surgiu a partir da vivência da cirurgiã-dentista endodontista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Rio Branco e professora do curso de Odontologia da UNIMES, Meliça Paschoa, que já atendeu alguns casos de traumatismo dentário em crianças nessa faixa etária. Junto aos seus alunos, ela desenvolveu o projeto com o propósito de informar tanto os estudantes quanto os profissionais da educação.
“Acontecem alguns casos de crianças que estavam brincando na escola e acabam com o dente assim, por isso é bom vir aqui mostrar para eles e para os profissionais como seguir com a situação e mostrar que tem como arrumar um dente que cai se feito o processo com segurança”, explica a dentista.
A iniciativa se mostrou ainda mais oportuna após um incidente recente com a aluna Sophia Januário Lima dos Santos, que tropeçou, bateu a boca e perdeu um dente permanente. Ela foi prontamente socorrida por Márcia Soares Barbosa, articuladora da União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas (UACEP), que teve a presença de espírito para agir rapidamente.
Não fiquei nervosa e consegui socorrer a Sophia, além do pai dela ser um homem calmo que lidou muito bem com a situação e principalmente pela orientação de guardar o dente no leite para levar junto com ela, o dentinho está forte na boca dela novamente e é muito gratificante ter conseguido ajudar”, relata Márcia.
Por Manuela Patrício