Uma ação simples pode gerar um grande impacto. Diante dos recentes casos de intoxicação por metanol registrados no Estado de São Paulo, muitos se perguntam o que fazer para evitar situações como essas. Em São Vicente, a Cooperativa Rainha da Reciclagem, responsável pela reciclagem no Município, realiza um importante processo de trituração de vidro, que impede que garrafas retornem à circulação e sejam usadas para fins ilícitos.
O processo começa com a coleta das garrafas nas casas e prédios, feita pela equipe da unidade de reciclagem. Na base da cooperativa, os materiais passam por uma triagem, limpeza, e retirada dos rótulos, tampas e outros resíduos. Em seguida, são triturados em pequenos fragmentos. Esses fragmentos podem ser reaproveitados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos de vidro.
Além de impedir a reutilização indevida de garrafas, a trituração de vidro traz benefícios ambientais significativos. Ela elimina riscos de contaminação química ou biológica e contribui para a sustentabilidade, uma vez que a reciclagem ajuda a conservar recursos naturais e reduzir o volume de resíduos descartados em locais impróprios.
A participação da população é essencial nesse processo. Separar corretamente as garrafas de vidro, lavá-las e colocá-las em sacolas diferentes dos demais resíduos de preferência identificadas é um passo importante para destinar de forma adequada. Vale ressaltar que sob nenhuma hipótese esses materiais devem ser descartados em locais que não sejam destinados para a coleta. Pequenas atitudes como essa ajudam não apenas a prevenir a adulteração de bebidas, mas, também, a proteger o meio ambiente.
Em 2025, São Vicente, por meio da Cooperativa Rainha, reciclou até o mês de setembro, mais de 4 toneladas, reforçando o trabalho conjunto entre a população e o poder público. A expectativa é que esse número cresça cada vez mais, com o engajamento dos vicentinos.
Secretária de Meio Ambiente do Município, Flávia Ramacciotti destaca a importância da colaboração popular. "A trituração, como parte do processo de separação e triagem pelos cooperados, gera duplo impacto positivo em São Vicente, pois garante ao munícipe o cuidado ambiental e a segurança na destinação do resíduo de forma adequada pelo serviço público disponível na Cidade. Essa união entre cuidado ambiental e segurança é reflexo da colaboração de todos aqueles que fazem a separação na sua casa e destina da forma e nos locais adequados".
COLETA SELETIVA
A coleta seletiva é realizada em todos os bairros do Município ou diretamente na sede da Cooperativa Rainha da Reciclagem, localizada na Rua Irmã Maria Rita de Souza Brito Lopes, 480 – Conjunto Residencial Humaitá.
O cronograma completo da coleta seletiva está disponível no site oficial da Prefeitura:
https://www.saovicente.sp.gov.br/carta-de-servicos/meio-ambiente-e-animais/residuos/coleta-seletiva-rotas
Além disso, os moradores também podem realizar o descarte adequado de resíduos recicláveis nos Ecopontos da cidade.
Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Sábados: das 8h às 12h
Os Ecopontos estão localizados nos seguintes endereços:
Jardim Rio Branco – Avenida Ulisses Guimarães, 211
Vila Voturuá – Avenida Juiz de Fora, 48
Cidade Náutica – Avenida Paulo Hourneaux de Moura, 101
A coleta seletiva segue um cronograma específico por bairro. Para consultar os dias de atendimento em sua região, acesse:
www.saovicente.sp.gov.br/coletaseletiva.
Por Luis Gomes

