Sorrisos, gritos entoados das arquibancadas e apresentações de tirar o fôlego fizeram o Ginásio Poliesportivo Dondinho (Catiapoã) pulsar na noite desta sexta-feira (11), na abertura do Festival de Quadrilhas Juninas 2025 de São Vicente. Neste primeiro dia, as quadrilhas Corte Francesa e Tralalá encantaram o público com seus espetáculos.
O pontapé inicial foi dado pela junina mais antiga da Primeira Cidade do Brasil: a Corte Francesa, que há 46 anos abrilhanta a Cidade com sua tradição e propagação cultural. Baseando-se na temática ‘A Princesa e o Plebeu’, a peça contou uma história de amor que encantou o público, tirando grandes aplausos.
Fundador e presidente da quadrilha, Paulinho dos Brilhos não escondeu a alegria por, mais uma vez, poder abrir os festejos de um dos maiores patrimônios culturais de São Vicente. “Muitos estão estreando nos palcos. Nosso objetivo é, de forma prática, transmitir a mensagem. Porém, o mais importante de tudo é a inserção social, a oportunidade de tirar as crianças das ruas”.
Na sequência, o lúdico entrou em cena com a junina Tralalá. No espetáculo, as memórias de infância assumem protagonismo, retratando os sonhos dos personagens enquanto crianças. A cor e a alegria deram alma à peça, que arrancou aplausos de multidões e proporcionou fortes emoções aos envolvidos.
“Meu trabalho é voltado à criança. Iniciei esse projeto dez anos atrás, visando inseri-las socialmente. Deu certo, os pais se envolveram e, então, lançamos a quadrilha profissional. O objetivo do espetáculo é recordar a infância. Fazer com que cada um lembre do que já desejou e, muitas vezes, infelizmente não conseguiu. Através do lúdico, ilustramos a realização de sonhos”, detalha o presidente da Tralalá, Lennon Raphael.
As duas apresentações marcaram o início de um final de semana que promete ser mais do que especial na Primeira Cidade do Brasil. O Festival de Quadrilhas Juninas edição 2025 segue até domingo (13), com apresentações de mais oito escolas. Os resultados serão divulgados na terça-feira (15).
“As quadrilhas juninas de São Vicente são as mais conhecidas da região. Eventos como esse fomentam a cultura brasileira. Nós da Secretaria de Cultura trabalhamos sempre para que isso se mantenha”, ressalta o secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues.
A realização do evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e a Fequajusp (Federação de Quadrilhas Juninas do Estado de São Paulo).
“O festival é muito importante aqui na Cidade, pois já se trata de tradição para as quadrilhas juninas, que existem há mais de 40 anos. Sendo a capital das juninas do estado de São Paulo, São Vicente passa a ser referência quando se trata de cultura folclórica”, ressaltou o presidente do Fequajusp, Thiago Balão.
Confira o cronograma de sábado (12) e domingo (13):
Dia 12/07
20h - Quadrilha Junina São Pedro;
21h - Quadrilha Junina Tio Cris;
22h - Quadrilha Junina Tia Valdelice;
23h - Quadrilha Junina Tradição.
Dia 13/07
19h - Quadrilha Junina Tia Tania;
20h - Quadrilha Junina Paixão Caiçara;
21h - Quadrilha Junina Tia Bola;
22h - Quadrilha Junina Andy e Angel.