Cerca de 360 alunos de seis escolas da rede municipal de São Vicente visitam entre os dias 19 e 21 de agosto a Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão, Santos), onde conhecerão o acervo do pintor que dá nome ao espaço, além de apreciar a exposição “Ondadada de Guto Lacaz”.
As turmas de 6 e 7º ano das unidades educacionais Raul Rocha (Ponte Nova), José Meireles (Quarentenário), Lions Clube (Vila São Jorge), Silvio Santos (Vila Cascatinha), Antônio Pacífico (Náutica 3) e Carolina Dantas (Catiapoã) estarão presentes em três períodos: manhã, das 8h às 9h30; tarde, das 13h às 14h30; e intermediário, das 15h às 16h30.
A ação cultural é uma iniciativa da Diretoria Pedagógica da Secretaria de Educação de São Vicente.
Confira o cronograma:
19/08 - 8h - UE Raul Rocha do Amaral
19/08 - 13h - UE José Meireles
20/09 - 8h e 13h - UE Lions Clube
20/08 - 15h - UE Sílvio Santos
21/08 - 8h e 13h - UE Antônio Pacífico
21/08 - 15h - UE Carolina Dantas
Benedicto Calixto - Benedito Calixto de Jesus (1853–1927) foi um dos mais importantes pintores brasileiros do início do século XX, reconhecido por suas paisagens, marinhas e cenas históricas. Nascido em Itanhaém (SP), iniciou sua carreira como autodidata e, após uma bolsa de estudos em Paris, aprimorou-se na Académie Julian. Sua obra destaca-se pela representação detalhada do litoral paulista e pela pesquisa histórica, utilizando fotografias como base para suas pinturas. Calixto também atuou como historiador, cartógrafo e escritor, sendo membro ativo de instituições como o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Sua produção inclui desde quadros religiosos até representações da vida cotidiana e eventos históricos, consolidando-o como um dos principais cronistas visuais do Brasil colonial e imperial.
Guto Lacaz - Marcadas por uma abordagem lúdica e bem-humorada, as criações de Guto Lacaz têm como característica provocar surpresa e questionamentos. Conhecido por transformar o banal em poético, o artista expõe até 7 de setembro, na Pinacoteca Benedicto Calixto, parte de seu acervo de obras, dispositivos e invenções que encantam e provocam. A mostra reúne esculturas, objetos cinéticos e tridimensionais, serigrafias, ilustrações, publicações e uma instalação, compondo um panorama das principais investidas criativas de Guto Lacaz ao longo de sua carreira. Entre os destaques da exposição, estão a escultura "O Fantasma", transpassando a parede da Pinacoteca; "Volare", torre que voa com a força de um ventilador; e a "Biciclóptica", a qual o visitante integra a obra ao pedalar para ativar uma mandala. Nascido em 1948, Lacaz é arquiteto, artista plástico e inventor de imagens e dispositivos, que transitam pela arte, ciência, humor e crítica cultural.
Por - Renato Pirauá