Um total de 44 jovens entre 18 e 28 anos participaram na noite de terça-feira (3) da formatura do Projovem Urbano, em cerimônia realizada em um salão de festas do Jardim Rio Negro, Área Continental de São Vicente. A cerimônia contou com a presença de familiares; professores; da vice-prefeita Sandra Conti; da consultora do Ministério da Educação, Marina Cruz, do vereador Jefferson Cerzarolli; entre outros.
Criado em 2005, o Projovem Urbano é um programa nacional com o objetivo de oferecer qualificação profissional e social para jovens entre 15 e 28 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. Em São Vicente, as aulas foram ministradas na Unidade Educacional Prefeito Jorge Bierrenbach Senra, no período noturno, promovendo inclusão social, cidadania e a valorização dos direitos humanos.
A turma de formandos iniciou as aulas no segundo semestre de 2023. Passados 18 meses, todos saíram com a certificação do curso de administração. “O programa é uma excelente oportunidade de retomar os estudos, com um modelo que resgata a autoestima dos jovens”, afirmou a professora Heloisa Meira.
Luiz Henrique Tavares, de 18 anos, foi um dos participantes da formatura e destacou a importância do programa. “Quando eu era mais novo, repeti de ano algumas vezes na escola, e como apareceu a oportunidade de fazer o Projovem, aproveitei para recuperar esse tempo perdido e ter mais uma conquista em minha vida”, relatou, completando que a próxima etapa é cursar o ensino médio. Sua colega, Beatriz Costa da Silva, 22, falou sobre o valor do curso para enriquecer o currículo profissional. “Fui chamada para uma entrevista de emprego em uma loja de roupas no Centro de São Vicente, e com o diploma em mãos as chances aumentam”, avaliou.
Representando a Secadi, MEC e UNESCO na formatura, a consultora do Ministério da Educação, Marina Cruz, trouxe uma boa notícia durante a solenidade. “Fico feliz de anunciar que para 2025 serão mais 120 vagas em São Vicente. Essa ampliação de vagas é fruto do grande trabalho desenvolvido pelos professores, que contribuíram muito para o sucesso do Projovem aqui em São Vicente”.
Representando a secretaria da Educação Nivea Marsili, Fernanda Machado enalteceu o empenho dos alunos, com uma mensagem de prosperidade futura. ”Tenho certeza que esta formatura é só o começo de uma linda história que estes alunos têm pela frente”.
Já a coordenadora do curso, Nayene do Carmo lembrou que o Projovem é para o público que, por motivos diversos, não concluiu o ensino fundamental. “Sabemos das dificuldades que eles encontraram no caminho. Por isso é uma grande felicidade oferecer uma formatura para essa galera. Não tem como descrever a felicidade que estamos sentindo em vê-los superar mais esta etapa”.
Diretora da UE Jorge Bierrenbach Senra, Michelle Cristina da Silva, citou o “orgulho da equipe de professores, que acreditaram nos últimos 18 meses que a educação de qualidade pode ser realizada e que o sonho nunca pode acabar”
Projovem Urbano - O curso foge dos modelos tradicionais da escola regular, atendendo um público alfabetizado com estratégias para garantir a fidelização dos alunos até a conclusão e desenvolvendo uma perspectiva pessoal de projeto de vida. As aulas são ministradas por área de conhecimento e com ênfase na consciência crítica e autonomia para o mercado de trabalho.
Toda turma possui um orientador vocacional para melhor avaliar a vocação de cada estudante. A Secretaria de Educação também mantém um trabalho contínuo na busca por parceiros que tenham interesse em ofertar estágios aos jovens e procura firmar parcerias com Instituições para a implementação de cursos livres na grade.
Texto - Renato Pirauá
Fotos - Marcel Caldeira