Trabalho em conjunto, ação eficaz. Nesta terça-feira (20), no Horto Municipal de São Vicente, mais uma simulação foi realizada pelas forças de segurança da cidade, desta vez o foco foi a atuação em uma situação de soterramento, e pertence ao estágio de Apoio à Defesa Civil pelo exército brasileiro. O objetivo foi testar e integrar as equipes para resgate em deslizamento de terra e capacitar os participantes para atuação em situações reais de emergência e desastres. Essa ação faz parte de um estágio promovido com o intuito de integrar as forças de segurança e preparar multiplicadores do efetivo do Exército Brasileiro para atuar em apoio à Defesa Civil. A proposta é oferecer aprendizado prático sobre como agir em ocorrências como enchentes, deslizamentos ou grandes acidentes, fortalecendo a resposta imediata e coordenada para proteção da população.
A operação contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Exército Brasileiro. A cena montada foi de um resgate de vítimas soterradas, que foram socorridas e encaminhadas ao Samu, responsável pelos primeiros atendimentos e transporte à emergência. A Defesa Civil e a GCM atuaram no controle do público simulado, garantindo segurança e espaço para os profissionais de resgate. Já o Exército assumiu a operação de salvamento em áreas de difícil acesso às margens do rio, utilizando canoas e estruturas para garantir a travessia segura. A finalidade foi capacitar todos os envolvidos para contribuir de forma rápida, eficiente e organizada quando necessário, além de promover a atuação conjunta entre os diferentes órgãos competentes.
Secretário de Defesa e Organização Social (Sedos) e presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), Silvio Damaceno destacou a importância da união entre as forças. “Estamos avançando para uma nova esfera da segurança pública, agora com o apoio da esfera federal, representada pelo Exército Brasileiro. Em situações de deslizamento com vítimas, essa união é fundamental para que possamos agir de maneira rápida e eficaz”, afirmou.
Primeiro-tenente Tricca, do 6° Grupamento do Corpo de Bombeiros, reforçou o papel da prevenção em casos como estes. “Estamos falando em salvar vidas antes que o pior aconteça. Essas simulações ajudam a conscientizar os moradores, principalmente os que vivem em áreas de risco, sobre a importância de sair de suas residências em casos de chuvas intensas ou ventos fortes”.
Neste mesmo mês, outro simulado dos bombeiros, tratou de uma simulação de ocorrência de incêndio, onde em menos de 5 minutos as chamas foram controladas, em uma ação que envolveu 50 profissionais.
A Prefeitura de São Vicente reafirma seu compromisso com a proteção da população e informa que novas ações preventivas já estão sendo planejadas pelas instituições de segurança, com o objetivo de fortalecer ainda mais a resposta a desastres e preservar vidas.
Por Luis Gomes