A história de Thalyda Cury com o artesanato começou com um desejo: o de estar mais presente na vida dos filhos. Ela queria um trabalho que a permitisse ficar mais tempo em casa, buscar as crianças na escola e participar das reuniões escolares. Foi então que, através da sugestão de uma amiga, surgiu a ideia de produzir laços.
A moradora de São Vicente começou assistindo vídeos no YouTube e, em março de 2015, vendeu seu primeiro laço para um conhecido. Aos poucos, foi ganhando prática e criando peças.
No fim de 2015, recebeu uma notícia inesperada: Thalyda descobriu que estava com câncer, e, devido ao tratamento, precisou interromper as encomendas. Mas ela não parou de sonhar, e aproveitou esse período para estudar mais, ver vídeos, aprender novas técnicas e se aperfeiçoar no artesanato.
No ano de 2017, curada, Thalyda voltou à ativa. E em 2018, começou a expandir seus conhecimentos para mais pessoas. A artesã começou a dar aulas em ONGs e lojas. Durante a pandemia, as aulas presenciais pararam. Foi aí que ela se adaptou ao mundo online e começou a fazer vídeos e cursos pela internet. Foi nesse período que seu trabalho alavancou. Hoje, Thalyda tem mais de 60 mil seguidores no Instagram e inspira mulheres de todo o Brasil.
Um capítulo especial da sua trajetória foi a participação na loja colaborativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Vicente, que, atualmente, funciona no Shopping Deslumbrante (R. Frei Gaspar, 704 - Centro). “Amei fazer parte. Já conhecia algumas artesãs de lá, e achei genial a ideia de um espaço com mais visibilidade. Além de vender meus produtos, também dei aulas gratuitas por lá”, lembra.
Hoje, com uma trajetória inspiradora, a artesã com dez anos de história dedica parte de seu tempo para auxiliar e motivar pessoas no começo dessa jornada“ Não desista. Haverá dias difíceis e obstáculos. Trabalhar com o que você gosta não tem preço, continue. O artesanato pode, sim, virar sustento. Sou prova disso”.
Loja Arte da Primeira: A loja colaborativa Arte da Primeira, desde 2024, conta com um espaço fixo no Shopping Deslumbrante (Centro), uma parceria do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Cultura (Secult) cujo intuito é reunir artesãos de toda cidade para comercializar suas obras. Para participar o artesão deve comparecer ao Fundo Social da Área Insular (Rua Benedito Calixto, 205, Centro) ou à Secretaria de Cultura (R. José Bonifácio, 404 - 7º andar - Centro), apresentar seu credenciamento de artesão e, após isso, o profissional entrará na lista para atuar com a rotatividade mensal na loja.
Por Yasmin Cristini