Com o objetivo de garantir mais qualidade de vida, bem-estar e acolhimento para as crianças e suas famílias, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou, nesta segunda-feira (18), uma entrega especial de órteses ortopédicas para os pequenos pacientes com necessidades especiais atendidos no Centro de Reabilitação Física Infantil São Camilo.
As órteses, confeccionadas em EVA (material que oferece conforto e amortecimento na parte interna) e termoplástico (material mais resistente para estabilização na parte externa), são dispositivos que proporcionam suporte, alinhamento e auxiliam na melhora da funcionalidade de partes do corpo comprometidas por lesões ou condições congênitas, como a paralisia cerebral.
Segundo o ortesista João Rodolfo Alencar, o uso da órtese tem um impacto direto na qualidade de vida das crianças: “Esses equipamentos ajudam principalmente no controle da espasticidade, que são movimentos involuntários comuns em casos de paralisia cerebral. Eles evitam deformidades, contribuem para o desenvolvimento motor e podem até ajudar os pequenos a darem seus primeiros passos. Além disso, promovem uma melhor percepção corporal, já que, com a órtese, a criança passa a reconhecer melhor o membro afetado e a se movimentar com mais segurança”.
Para ser contemplada, cada criança passou por avaliação com a equipe médica do Centro São Camilo, que identificou suas necessidades individuais. A partir disso, foram realizadas as etapas de medição, confecção de moldes personalizados, provas, ajustes e, por fim, a entrega dos equipamentos prontos para uso.
Um dos beneficiados foi o pequeno Tim, de 5 anos. Sua mãe, Bruna de Carvalho Galdino, compartilhou sua trajetória com emoção: “O Tim teve sofrimento fetal ao nascer, e ficou 20 dias na UTI. Com o tempo, percebi que havia algo diferente, e fui em busca de diagnóstico. Passei por vários médicos até chegar aqui, onde finalmente entendi que a paralisia cerebral dele era motora, e não intelectual. Desde então, ele está em tratamento no São Camilo há cinco anos. Essa já é a terceira órtese que ele usa, e a melhora no andar dele é visível. O trabalho aqui é maravilhoso”.
Isabela Gomes, mãe da Eloah, de 6 anos, também celebrou o progresso da filha: “Ela faz tratamento no centro há quatro anos. Antes, não conseguia sustentar o pescoço e não falava. Hoje, vemos uma grande evolução. Essa é a segunda órtese dela, que dá mais estabilidade e segurança. Antes de vir para cá, busquei ajuda na rede particular, mas os valores variavam de R$600 a R$900. Aqui temos essa assistência gratuita e esse cuidado tão necessário. Tenho gratidão imensa”.
“O trabalho realizado no São Camilo é um verdadeiro exemplo de dedicação e empatia. A entrega dessas órteses é fruto de um processo cuidadoso e personalizado, que reafirma nosso compromisso com um atendimento mais humano e acolhedor para as famílias vicentinas”, enfatizou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
Atendimento Centro São Camilo – A unidade atende crianças de até 12 anos, que apresentam paralisia cerebral, sequela de Covid-19, mielomeningocele, malformação dos membros, amputações, atraso do desenvolvimento motor, síndromes neurológicas, atrofia muscular espinhal, distrofia muscular, síndromes raras, síndrome de down, sequela de AVC, paralisia Facial, traumatismo cranioencefálico, sequela de tumores cerebrais e doenças pulmonares crônicas graves.
Após encaminhamento da rede de atenção primária, de urgência e emergência ou da especializada, a criança passa por consulta médica na unidade, e, conforme solicitação do mesmo, será direcionada para cada técnico especializado da unidade, de acordo com a necessidade.
O Centro São Camilo oferece serviços de fisiatria, neuropediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, enfermagem e nutrição.
Programa Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM)- A ação faz parte do programa de entrega de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) para pessoas com deficiência, que contempla as unidades do Reabilitar I e II, além do Centro São Camilo.
Desde 2022, a Sesau vem dando sequência ao programa de aquisição dos aparelhos que promovem acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social para as pessoas com deficiência.
De 2022 a 2025, a Sesau já realizou 334 entregas, sendo: 116 cadeiras de rodas infanto/juvenil, cadeira higiênica, carrinho postural adaptado, almofada para cadeira de rodas e mesa de atividades para cadeira de rodas; 73 próteses, calçados adaptados e palmilhas sob medida; 145 órteses de membros superiores/inferiores, andadores, muletas e bengalas.
Por Guilherme Gebara