Com nariz vermelho e voz fina, uma mensagem forte é transmitida pelos “palhacitos” da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que transformaram a Praça 22 de Janeiro, em São Vicente, em uma tenda de conscientização para o trânsito. A ação aconteceu nesta quarta-feira (7), como parte das atividades do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização em prol da segurança no trânsito.
A iniciativa, realizada em parceria com o Detran-SP, trouxe uma maneira descontraída de educar os condutores, onde agentes de trânsito, caracterizados como palhaços, abordaram motoristas na Praça 22 de Janeiro, distribuíram panfletos educativos e interagiram de maneira extrovertida, com a função de passar a mensagem de segurança e responsabilidade no trânsito.
O agente e coordenador de educação para o trânsito, Paulo Farat, explicou o objetivo da ação: “A ideia é mostrar que o agente de trânsito não está ali só para autuar. A gente também educa, conversa, orienta. E, nesse caso, a brincadeira vira ferramenta de aproximação com a população”.
A atividade também contou com o apoio do Detran-SP. Para o chefe do setor de fiscalização de trânsito da entidade, Celso Marques, o resultado foi muito positivo: “A recepção foi ótima. As pessoas entendem melhor quando mostramos que o objetivo é salvar vidas. Quando a abordagem é leve e bem-humorada, a mensagem entra com mais facilidade”.
Outras ações do “Palhacitos” ocorrerão em toda Cidade durante o mês de maio. Segue a programação já definida (sujeita a alterações):
09/05 — Ação Educativa (Palhacitos do Trânsito) na Rua Frei Gaspar, 384, às 14h;
13/05 — Ação Educativa (Palhacitos do Trânsito) na Praça 1º de Maio, às 14h;
14/05 — Ação Educativa (Palhacitos do Trânsito) na Praça Barão do Rio Branco, às 14h;
15/05 — Ação Educativa (Palhacitos do Trânsito) na Praça Coronel José Lopes, às 14h.
Por: Luis Gomes