Entre luzes coloridas, sons de aplausos e o aroma único do picadeiro, 700 crianças mergulharam em um universo de fantasia nesta quarta-feira (13). O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV), em parceria com o Circo Di Napoli e oito instituições sociais, proporcionou uma experiência inesquecível para os pequenos com sessão extra gratuita no circo, incluindo participantes do Projeto Especial da Secretaria de Educação (Seduc), voltado a pessoas com deficiência. Essa foi a segunda etapa da ação iniciada em 30 de julho, que leva cultura, diversão e inclusão para quem, muitas vezes, nunca havia vivenciado a magia do circo.
O circo trouxe uma tarde de encantamento para as crianças, que tiveram a oportunidade de vivenciar toda a magia. O riso ecoou com as brincadeiras do palhaço, o ar se encheu de suspense quando artistas desafiaram a gravidade e a adrenalina tomou conta quando motos cruzaram o espaço em alta velocidade. A cada nova cena, olhos se arregalavam, bocas se abriam e corações batiam mais rápido, como se cada apresentação fosse um presente inesperado entregue ali, em tempo real.
O prefeito Kayo Amado destacou a importância de oferecer vivências que marcam a infância e alimentam a imaginação:
“O Circo se trata de luz, sonho, vida, espetáculo, e para a gente ter um circo na cidade, só faz sentido se ele tiver portas abertas para nossas crianças, que muitas vezes nunca tiveram a oportunidade de sair do seu próprio bairro. Então, para mim é muito especial receber esse espetáculo e garantir que também haja essa contrapartida social para os pequenos dos projetos e comunidades”, afirmou.
Entre os participantes, estava a ONG De Quem Tem Para Quem Precisa, liderada por Stephane Eugênio, mais conhecida como “Stephane mãe atípica”. Ela levou cerca de 90 crianças com deficiência para assistir às apresentações.
“A nossa ONG é destinada às mães atípicas, ou seja, mães de crianças com deficiência. Muitas vezes, as pessoas acreditam que essas crianças estão condicionadas apenas à terapia e consultas médicas. Mas quando conseguimos levá-las para algo que foge das quatro paredes brancas de um hospital, como um momento de diversão, é incrível. Algumas vieram pela primeira vez, outras já tinham vindo na primeira ação do Fundo Social, mas para todas é sempre mágico”, contou.
Entre as crianças da instituição estava Kenai Troy Machado, de 11 anos, que não escondeu a empolgação.
“Foi muito legal, muito divertido. O que eu mais gostei foi do Homem-Aranha. Foi uma surpresa. Estou sentindo muita emoção”, disse, sorrindo.
A mãe de Kenai, Tatiane Maria Machado da Silva, também participou, levando filhos e netos.
“Essa é a primeira vez deles no circo, e a minha também. É maravilhoso, temos muito que agradecer. Sem o apoio do prefeito, da Stephane e do Fundo Social, que é uma bênção, isso não seria possível. Foi um dia inesquecível, uma vitória poder estar aqui com eles”, relatou emocionada.
O Projeto Especial 2 da Seduc também marcou presença. Diego Menezes de Lima, de 32 anos, aprovou cada momento.
“Foi show de bola! Eu estava ansioso para ver o palhaço e o Globo da Morte. Adorei! Mas o que mais gostei mesmo foi do malabarismo”, contou.
Maria Clara Pereira, de 7 anos, da instituição Amigos da Sabedoria, resumiu o sentimento coletivo.
“Eu gostei de ver todas as pessoas fazendo muita coisa legal. Estava ansiosa e gostei de tudo. Estou muito feliz”, disse com um largo sorriso.
Para Llays Santos de Oliveira, diretora do FSS-SV, o brilho nos olhos das crianças é a maior recompensa.
“Momentos como o de hoje ficam guardados para sempre na memória. Ver a alegria e as risadas é saber que estamos ajudando a construir uma infância mais feliz e cheia de boas lembranças. Essa ação só foi possível graças ao cuidado e dedicação da primeira-dama Thay Amado, presidente do Fundo Social, que sempre busca proporcionar experiências especiais para nossa comunidade”, destacou.
O Circo Di Napoli segue em temporada na Arena de Eventos da Praia do Itararé (Avenida Ayrton Senna) até 4 de setembro, com sessões de segunda a sexta-feira, às 19h e 21h; aos sábados, às 17h, 19h e 21h; e aos domingos, às 15h, 17h e 19h.