Para aquele que quer unir ciência à educação, o projeto Coop Clima, que aborda a justiça climática e discute o combate às desigualdades sociais geradas pelos efeitos das alterações no clima, em parceria com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), está oferecendo, em São Vicente, inscrições até sexta-feira (11), para quatro bolsas de 12 meses, com ganhos de R$ 1.080,00 mensais, referentes ao projeto de “Educação Climática”, com foco na elaboração de materiais didáticos e estratégias de ensino-aprendizagem.
As vagas estão disponíveis para o estudo dos temas sobre os “impactos de macro e microplásticos nas praias de São Vicente”, “Monitoramento cidadão de espécies exóticas em emergência climática”, aperfeiçoamento das ferramentas “Detetive Climático” (Caderno Educativo) e jogos didáticos para o ensino de mudanças climáticas e saúde pública.
Para ser elegível à bolsa, o interessado deve estar cursando licenciatura em Biologia, Química ou Física (exceto o último ano); haver êxito em seu desempenho acadêmico, e preferencialmente residir em São Vicente ou na Baixada Santista.
Para realizar a inscrição, é necessário enviar um currículo e uma carta de motivação (1 página), para o email: coopclimasv@gmail.com.
Coordenador do projeto Coop Clima e secretário adjunto de Meio Ambiente, Mario Bueno ressalta a importância de o universitário participar dessa bolsa, "Além de representar uma excelente oportunidade para que os universitários aprofundem seus conhecimentos em temas relevantes, os projetos desenvolvidos contribuem significativamente para a formação acadêmica dos bolsistas como pesquisadores, ao mesmo tempo em que geram impactos positivos para a cidade e o meio ambiente”.
Por Luis Gomes