O tratamento clínico vai muito além dos procedimentos hospitalares. É, também, se fazer com cuidado, carinho e amor. Pensando nisso, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu nesta segunda-feira (20) uma ação especial no Hospital do Vicentino: o Dia da Beleza, alusivo ao Outubro Rosa, voltado às pacientes presentes na ala de internação. A iniciativa buscou oferecer não apenas cuidados estéticos, mas também momentos de leveza e autoestima durante o período de internação.
A atividade contou com manicures, cabeleireiras e uma psicoterapeuta, que percorreram a ala feminina oferecendo conversas, cortes de cabelo, escovas, esmaltação e outros cuidados para quem desejasse participar. Durante a ação, as pacientes aproveitaram para mudar o visual, tirar fotos e, principalmente, viver um momento de descontração e acolhimento dentro do ambiente hospitalar. A presença da psicoterapeuta também proporcionou um espaço de escuta e apoio emocional, fortalecendo o bem-estar das participantes.
Entre as pacientes atendidas, Wanda Pereira dos Santos se emocionou ao ver o resultado do novo corte de cabelo. “A gente precisa disso em um lugar de tanta dor, né? Vou sair daqui em uma nova fase minha, e estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar”, contou com alegria.
Outra participante, Maria Aparecida da Silva, também saiu transformada após o atendimento. “É emocionante o cuidado que elas têm com a gente. Eu me sinto renovada e mais feliz. É muito ruim ficar internada, mas isso renova nosso dia”, relatou emocionada.
A ação foi idealizada em parceria com a Capelania Hospitalar, que já atua junto ao Hospital do Vicentino. A enfermeira da Educação Permanente, Márcia Maria Costa Conte, foi quem articulou a participação das voluntárias para promover o momento de cuidado e acolhimento.
“Desenvolvemos essa ação do Outubro Rosa com o objetivo de promover um momento de acolhimento e autoestima. A recuperação vai além do tratamento clínico mesmo e queremos dar um outro olhar para elas se sentirem acolhidas, bem com elas mesmas. A recuperação envolve também o cuidado consigo mesma.”, destacou a enfermeira.