Nesta quarta-feira (3), foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados aos formandos do curso de Chefe de Rang (Garçom) em São Vicente, realizado entre os dias 18 de agosto e 3 de setembro. Oferecida por meio de uma parceria entre Prefeitura, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores) e instituições locais de capacitação, a iniciativa teve como objetivo preparar os participantes para diversas áreas do setor de serviços
O professor Aleson Costa, do SINHORES, elogiou o desempenho da turma e destacou o potencial dos formandos:
“Essa turma mostrou bastante qualidade. Já no primeiro dia eu falei para eles que, pela vivência e pelo conhecimento que demonstraram, se integrariam muito facilmente ao mercado de trabalho”.
Aleson também ressaltou a importância de habilidades comportamentais e técnicas:
“É muito importante treinar bastante, principalmente para a área de restaurante, postura, comportamento, conhecimento do cardápio, daquilo que está sendo vendido. A técnica vai sendo aprimorada aos poucos, com a prática. Eles estão levando uma base teórica sólida, mas o que realmente fortalece o serviço deles é o conhecimento prático, fazer com as próprias mãos”.
Com essa formação, os formandos se tornam aptos a atuar em diferentes segmentos do setor de hospitalidade.
O aluno Alexsandro Hiruan, de 21 anos, compartilhou sua satisfação ao final da última aula: “Foi a melhor escolha que eu fiz. Aprendi muita coisa prática, como montar mesa, servir e abrir vinho, e isso me despertou ainda mais o interesse pela área. Agora me sinto preparado para buscar oportunidades e seguir uma carreira profissional”.
Os formandos estão capacitados para trabalhar em restaurantes, buffets, navios de cruzeiro, que demandam constantemente profissionais qualificados, além de hospitais, onde o serviço de garçom tem se tornado cada vez mais valorizado. A área de eventos, com ênfase em coquetelaria e organização de espaços, também oferece oportunidades promissoras. Trata-se de um mercado amplo, com rápida inserção profissional.
Com o recente desenvolvimento do setor portuário em São Vicente, reforçado pela inclusão da Área Continental do município na poligonal do Porto de Santos, aprovada pela Autoridade Portuária de Santos e em tramitação no Ministério dos Portos e Aeroportos, novas oportunidades começam a surgir.
Jailza Reis é um exemplo de profissional que almeja essa carreira. “Eu fiz o curso pensando em me aperfeiçoar na área que já tenho atuado e quero agora passar para outro nível, quero poder trabalhar no setor portuário”, explicou ela.
Esse cenário é promissor para os formandos, que poderão encontrar novas frentes de trabalho em ambientes como restaurantes corporativos, serviços de bordo em terminais portuários, refeitórios ligados à atividade logística e eventos voltados a integrantes de operações portuárias. O vínculo da cidade com o setor portuário, antigo desde o histórico Porto das Naus, ganha agora novos contornos com investimentos em infraestrutura e planejamento estratégico.
Para o secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Rafael Pereira da Silva, o curso reflete o papel da Prefeitura em aproximar capacitação e o mercado de trabalho com suas novas dinâmicas.
"Cada vez mais, precisamos buscar o apoio da iniciativa privada para auxiliar o poder público na capacitação e preparação dos nossos trabalhadores para os novos tempos. Estamos vivendo um momento extremamente dinâmico no mercado de trabalho, com constantes mudanças, e é fundamental que todos os atores deem as mãos. É urgente qualificar, e qualificar cada vez mais, e o quanto antes, a nossa sociedade civil".