Alunos do 3º ao 5º ano da AMEI Náutica “Vera Lúcia Machado Massis” participaram na tarde desta quinta-feira (18) de uma oficina especial do projeto “Crochetando”. Promovido pelo Instituto Nova Maré, a iniciativa incentiva a transformação de tecidos sintéticos descartados em novos objetos reutilizáveis, como tapetes, bolsas e porta-garrafas, unindo criatividade, consciência ambiental e prática artesanal.
A ação busca chamar a atenção para o problema crescente do descarte de resíduos têxteis sintéticos, que todos os anos despeja toneladas de tecidos em aterros ou no meio ambiente. Para a coordenadora pedagógica da unidade, Paula Massae, a atividade vai além da questão ecológica. “O crochê exige foco e atenção. Essas habilidades, quando desenvolvidas aqui, refletem no desempenho em sala de aula”, destacou.
As crianças se mostraram empolgadas com a experiência. Eloá Bex, de 10 anos, destacou a importância de “não deixar o material ir para o lixo”. Já Arthur Silva, também de 10 anos, contou que a prática “ajuda a relaxar”, além de contribuir com o meio ambiente.
A oficina foi conduzida com apoio da professora de Arte, Vanessa Paraíso, que já desenvolve atividades manuais de reaproveitamento com os alunos. “Eles adoram costurar, bordar, criar coisas que podem até gerar renda. O crochê chegou para ampliar essas possibilidades”, explicou.
Ex-professora universitária de engenharia têxtil, a aposentada Sandra Albuquerque hoje é voluntária do Instituto Nova Maré. Ela conta que trabalhar com crianças é ainda mais especial. “Eles aprendem rápido, são abertos e interagem bastante. Está sendo uma experiência maravilhosa”.
A presidente do Instituto, Yasmin Garcia, explica que o “Crochetando” complementa o programa Guardiões da Maré, que envolve estudantes no monitoramento do manguezal. “Queremos mostrar que os resíduos não podem chegar ao mangue e, ao mesmo tempo, podem ganhar nova vida com técnicas simples e acessíveis. Basta uma tesoura, uma agulha e uma camiseta velha para transformar descarte em utilidade”, ressaltou.
.
Por - Renato Pirauá



